O brasileiro Yuri Guimarães se classificou para a final do solo na etapa de Baku da Copa do Mundo de ginástica artística. Ele marcou 14.166 em sua apresentação nesta quinta-feira (07) e avançou com a quinta melhor nota da qualificatória. Bernardo Actos, Andreza Lima e Carolyne Pedro também competiram, enquanto Caio Souza foi cortado por conta de uma gripe.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Yuri Guimarães teve 5.9 de dificuldade e 8.266 de execução em sua apresentação, que lhe rendeu nota de 14.166 e a quinta colocação da classificatória. Ao todo, 53 atletas participaram da prova, mas somente os oito primeiros avançaram para a final. O último classificado foi o ucraniano Ilia Kovtun, com 14.066, enquanto o líder do quali foi o japonês Kazuki Minami, com 14.466.
A final do solo masculino na Copa do Mundo de Baku ocorrerá no sábado (09), às 5h (horário de Brasília). Outro brasileiro que também competiu na qualificatória, mas não avançou, foi Bernardo Actos, que marcou 13.533 e foi o 15º colocado. Ele teve 5.8 de dificuldade e 7.833 de execução, além de 0.1 ponto descontado por pisar fora do tablado.
Bernardo também competiu nas barras paralelas nesta quinta-feira. Ele anotou 12.533, sendo 7.633 de execução e 4.9 de dificuldade, e terminou na 34ª colocação entre 47 atletas. Dessa forma, também não avançou à final. O primeiro colocado foi o chinês Zou Jingyuan, que marcou 15.766. O último classificado à decisão foi o japonês Kazuki Matsumi, com 14.500.
Carol e Andreza nas assimétricas
Entre as mulheres, Carolyne Pedro e Andreza Lima competiram nas barras assimétricas. Carol ficou em 18º lugar, com 12.900, em uma apresentação que teve 5.3 de ificulade e 7.600 de execução. Por outro lado, Andreza ficou em 36º lugar, com 11.466. A ginasta de 16 anos, que faz sua estreia em Copas do Mundo, teve uma queda na saída de sua série.
Ao todo, 51 atletas participaram da qualificatória das barras assimétricas em Baku. A líder foi a argelina Kaylia Nemour, que marcou 15.433, quase um ponto a frente da italiana Elisa Iorio, segunda colocada com 14.466. Somente as oito primeiras colocadas avançaram à final, sendo que a última classificada foi a tcheca Vanesa Masova, com 13.400.
Caio Souza fica de fora
Caio Souza ficou de fora da etapa por conta da uma gripe. Ele chegou a viajar até Baku, mas não pôde treinar por conta dos sintomas. A suspeita da infecção por influenza foi confirmada através de um teste rápido, o que o fez ser cortado da competição. De acordo com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Caio utiliza máscara e vai ficar isolado até segunda-feira.
O circuito das Copas do Mundo de ginástica artística da temporada valem como classificatório para Paris-2024. Os dois primeiros colocados de cada aparelho, ao final da classificação das quatro etapas, garantirão vaga na capital francesa. Com Caio fora em Baku, as chances de uma terceira vaga olímpica do Brasil ficam com Arthur Nory, na barra fixa.
As qualificatórias da Copa do Mundo de Baku seguem nesta sexta-feira (08), com a participação de Andreza Lima, na trave; Júlia Soares, na trave e no solo; Carolyne Pedro, no solo; Yuri Guimarães e Bernardo Actos, no salto; Bernardo Actos, no cavalo; e Arthur Nory, na barra fixa. As disputas se iniciam às 05h (horário de Brasília).