O Brasil se despediu de uma verdadeira lenda da ginástica artística. Na última sexta-feira (14), foi confirmado o falecimento de João Luiz Ribeiro aos 64 anos. O ex-ginasta esteve na equipe histórica brasileira que conquistou a primeira medalha nos Jogos Pan-Americanos de 1979. Além disso, foi o primeiro atleta da modalidade a representar o país nas Olimpíadas.
+Ginástica Artística nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Natural de São Joaquim, em Santa Catarina, João Luiz Ribeiro começou a carreira no Sogipa-RS e teve passagens pelo Tijuca Tênis Clube-RJ e Esporte Clube Pinheiros-SP. Ele treinava basquete, mas passou a treinar os aparelhos da ginástica que tinha no clube gaúcho. Com destaque em competições, ele recebeu o convite para se juntar à equipe carioca. Depois disso, rumou para São Paulo.
- Minas inicia bem, vê reação do Praia, mas vence no tie-break
- Crescenzi marca 23 pontos e amplia série invicta do Paulistano
- Grêmio bate Athletico e se aproxima de final da Ladies Cup
- Com Léo Lukas MVP, Guarulhos supera time goiano na Superliga
- Sifontes anota 37 pontos e Botafogo vence na prorrogação
Ao lado de Calinsque, Luiz Braga, Trovão, Gilmárcio e Hélio Araújo, João fez parte da equipe brasileiro que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de San Juan, Porto Rico. Logo depois, em 1980, se tornou o primeiro ginasta brasileiro em Jogos Olímpicos. Na edição de Moscou, na Rússia, João terminou com o 64º lugar no individual geral.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
“Nosso esporte é individual, mas soubemos dar força um ao outro, e isso foi determinante. Mais de 50% da ginástica é mental”, disse o ginasta relembrando o pódio histórico no Pan. Nos últimos 50 anos de sua vida, João Luiz Ribeiro morou nos Estados Unidos. Lá, abriu duas academias de ginástica artística onde atendia centenas de crianças.