Começou o Campeonato Mundial de ginástica artística de 2023 em Antuérpia, na Bélgica. Neste sábado (30), acontece a primeira parte da qualificação masculina e o time do Brasil já passou pela competição com Arthur Nory, Bernardo Actos, Diogo Soares, Patrick Corrêa e Yuri Guimarães conseguindo um total de 245.295 pontos e agora aguardam o término da eliminatória para saber se avançam para a final e se classificam aos Jogos Olímpicos Paris-2024.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O Brasil contou com uma equipe jovem na competição, depois que teve o desfalque de nomes importantes da equipe como Arthur Zanetti e Caio Souza. Mesmo assim, os brasileiros fizeram uma boa competição, com poucos erros e sem contar notas de apresentações com quedas na pontuação final. O primeiro destaque fica por conta da rotação das barras paralelas, onde o time brasileiro melhorou em mais de um ponto o total que havia conseguido no Mundial de 2022. A equipe do Brasil brilhou também no salto, onde todos os atletas fizeram bons saltos, especialmente Arthur Nory que tirou 14.700 para um Yurchenko com duas piruetas e meia cravado (nota 9.5 de execução).
+ Rebeca Andrade mostra nova coreografia para o Mundial de ginástica artística
+ Pinheiros se classifica à final do Paulista de vôlei feminino
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Os brasileiros competiram na primeira subdivisão do Campeonato Mundial, ao lado dos times de Grã-Bretanha (já classificados para Paris-2024), Turquia e Cazaquistão, terminando atrás de britânicos e turcos. Assim, os ginastas do Brasil aguardam as outras 20 equipes que irão competir na Bélgica para conhecer sua classificação final.
Resultados individuais
O primeiro dia da competição serve não só para a definição das vagas olímpicas, como também para definir os finalistas no Campeonato Mundial. No individual geral, Diogo Soares foi o melhor brasileiro com um total de 81.064 pontos, enquanto Patrick Correa somou 79.931. Ambos têm chances de se classificarem para a final.
Nos aparelhos a principal aposta brasileira é com Arthur Nory, na barra fixa. O campeão mundial teve um erro no meio da sua apresentação, mas conseguiu evitar uma queda para tirar 14.133. Nory está em segundo lugar após a primeira subdivisão do Mundial. No solo, Yuri Guimarães e Arthur Nory fizeram boas apresentações, mas devem ser ultrapassados por adversários que competem nas próximas horas. O mesmo deve acontecer com Yuri na classificação do salto sobre a mesa.