Sete atletas brasileiros embarcaram para Paris, nesta sexta-feira (8), para a disputa de uma etapa da Copa do Mundo de ginástica artística. Arthur Nory, Bernardo Actos, Diogo Soares, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Rebeca Andrade viajaram para a capital francesa, onde estarão presentes na competição que acontecerá entre os dias 16 e 17 de setembro, no último teste antes do Mundial da Antuérpia.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Rebeca Andrade deve competir apenas nas paralelas na Copa do Mundo de Paris, repetindo a estratégia do ano passado. Vale lembrar que, há pouco menos de um mês, ela participou do salto, paralelas e trave no Campeonato Brasileiro, realizado em Lauro de Freitas, na Bahia. Segundo informou o coordenador da seleção brasileira de ginástica artística feminina, Francisco Porath Neto, o último aparelho em que a campeã olímpica será liberada para treinar é o solo.
Outro destaque da equipe é Jade Barbosa. Recuperada de lesão, ela foi campeã brasileira do individual geral. A ginasta já competiu em uma etapa de Copa do Mundo neste ano, em Osijek, em junho, mas disputou apenas as paralelas. Outra que enfrenta um processo de recuperação é Flávia Saraiva. Escalada para competir em Paris, ela já foi liberada para voltar a treinar no solo.
“Ela está dando boas esperanças para nós. Deverá fazer um solo mais simples em Paris, com menor nível de dificuldade. Mas, mesmo com uma série mais simples, a pontuação dela é importante pra nós numa competição por equipes”, disse Porath sobre Flavinha.
Homens
Entre os rapazes, a Copa do Mundo será um grande preparativo para o Mundial. “É uma espécie de prévia. Achamos que vai ter muitos atletas fortes. Então nossa expectativa é buscar o maior número de finais possível. E tem as particularidades de cada atleta. O (Arthur) Nory, por exemplo, vai tentar buscar uma final na barra fixa. Será muito importante, especialmente porque ele está com uma série nova”, diz o treinador Cristiano Albino.
Tanto a equipe feminina quanto a equipe masculina realizaram, no Rio de Janeiro, um estágio de treinamento preparatório para a Copa do Mundo, entre os últimos dias 27 de agosto e 5 de setembro. Além dos que vão disputar a Copa do Mundo de Paris, o período contou com a presença de atletas que estão representando o Brasil no Sul-Americano de ginástica artística.