O Brasil começou em grande estilo o Campeonato Sul-Americano de ginástica artística em Cali, na Colômbia. O primeiro dia da competição, nesta sexta-feira (8), definiu as medalhas por equipes e do individual geral. O time brasileiro levou a medalha de ouro, enquanto Gabriel Faria e Francisco Barretto fizeram uma dobradinha na disputa individual.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
A equipe do Brasil em Cali contou com Diogo Paes, Francisco Barretto, Gabriel Faria, Luis Porto, Lucas Bitencourt e Murilo Pontedura. No Campeonato Sul-Americano, as equipes poderiam todos os seus ginastas em cada um dos aparelhos, mas com apenas as quatro melhores notas entrando para o total do time. Assim, mesmo com algumas quedas na competição, o Brasil conseguiu um grande somatório, terminando em primeiro lugar, com 312.000 pontos. A Colômbia levou a medalha de prata, com 302.350, enquanto o Chile ficou com o bronze, com 299.200.
+ Pedro Sansone avança à final dos 100m livre no Mundial Júnior
+ Pro Tour de Lausanne agita corrida olímpica do skate street
+ Diana e Jairo ficam em sexto lugar no skiff misto PR2 no Mundial de remo
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
No individual geral, o Brasil fez uma dobradinha no Sul-Americano. Gabriel Faria conseguiu um total de 78.700 para ficar com a medalha de ouro. Francisco Barretto ficou em segundo lugar, com 78.200 na soma dos seis aparelhos. O bronze ficou com o peruano Edward Gonzales, com 77.300.
Finais por aparelho
A competição desta sexta-feira, também definiu os oito ginastas que irão competir em cada uma das finais por aparelho do Sul-Americano de Ginástica. Gabriel Faria é o que pegou mais finais, com três: cavalo com alças, argolas e barras paralelas. Francisco Barretto ficou em primeiro lugar no cavalo e na barra fixa. Lucas Bitencourt vai disputar as finais da barra fixa e solo, enquanto Luis Porto irá competir no salto e nas paralelas. Por fim, Diogo Paes também se classificou para a final do solo.