Uma das maiores estrelas do esporte mundial, a ginasta Rebeca Andrade estará presente nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. A campeã olímpica confirmou sua participação no maior evento multiesportivo do continente, que acontecerá entre 20 de outubro e 05 de novembro, no Chile, e ainda foi anunciada no time de embaixadores da competição.
- Fim dos Jogos Mundiais Universitários de Inverno para o Brasil
- Gutão perde de virada e encerra campanha nas quartas
- Leandro Pena e Ymanitu caem na estreia das duplas no AusOpen
- Vitória Miranda vence a primeira e Luiz Calixto se complica
- Victoria Barros se despede do Australian Open nas oitavas
“Estou muito feliz e orgulhosa em contar que sou parte do Time Panam Sports para os Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023!”, disse ela em suas redes sociais. “É surpreendente, porque eu fiz o caminho contrário. Primeiro fui aos Jogos Olímpicos, depois a um Mundial e, agora, vou participar dos meus primeiros Jogos Pan-Americanos. Vai ser sensacional”, completou.
Esta, de fato, será a primeira participação de Rebeca Andrade nos Jogos Pan-Americanos. Muito por conta de lesões, a paulista de 24 anos acabou de fora das edições de Toronto-2015 e de Lima-2019, quando já integrava a seleção brasileira adulta de ginástica artística.
Enquanto não participou de nenhum Pan, Rebeca já disputou duas Olimpíadas, na Rio-2016 e em Tóquio-2020. Nesta última, faturou duas medalhas, sendo um ouro e uma prata. Além disso, sagrou-se campeã mundial no individual geral, a disputa mais nobre da ginástica artística.
Pan e Mundial
Para Santiago, havia uma dúvida quanto à sua participação por conta da proximidade das datas do evento com o Mundial, que este ano será classificatório olímpico. O Mundial acontecerá entre 30 de setembro e 8 de outubro, em Antuérpia, na Bélgica, enquanto o Pan ocorrerá entre 20 de outubro e 5 de novembro.
A brasileira já havia manifestado o desejo de participar dos Jogos e, assim, confirmou sua presença no evento. Ela fará parte do time de embaixadores da competição, que contará também com outros dez atletas, incluindo campeões olímpicos e mundiais, como o cubano Mijain López, a canadense Maggie McNeal e o granadino Anderson Peters.
Time de embaixadores da Panam Sports
Rebeca Andrade – ginástica artística (Brasil)
Agustina Albertario – hóquei sobre a grama (Argentina)
Maggie Mac Neil – natação (Canadá)
Esteban/Marco Grimalt – vôlei de praia (Chile)
Mijain López – wrestling (Cuba)
Marileidy Paulino – atletismo (República Dominicana)
Anderson Peters – atletismo (Granada)
Alejandra Orozco – saltos ornamentais (México)
Ângelo Caro – skate (Peru)
Daniel Dhers – ciclismo BMX Freestyle (Venezuela)