As futuras estrelas da ginástica artística entrarão em ação nesta semana no Campeonato Mundial Júnior da modalidade, disputado em Antalya, na Turquia. Ao todo, 65 países estarão representados na segunda edição da competição, entre eles o Brasil. Serão 14 provas em disputa: equipes, individual geral e finais por aparelho no masculino e no feminino. As finais individuais terão transmissão do Canal Olímpico do Brasil.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram
O Brasil tem um grupo de oito atletas no Mundial Júnior em Antalya. No masculino, a equipe é formada por João Victor Perdigão, Erick Domingues e Guilherme Silva, enquanto Bernardo Santos é o reserva. No feminino, o time brasileiro conta com Maria Eduarda Montesino, Luiza Abel e Gabriela Bouças, com Larissa Machado como reserva.
+ Jonathan Matias fura qualifying do Masters de Madri de badminton
+ Troféu Brasil irá reunir 21 atletas da seleções brasileiras de ginástica artística
+ Santa Fé, na Argentina, vai sediar os Jogos Sul-Americanos de 2026
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Formato da competição
O Mundial Júnior reúne atletas nascidas em 2008 e 2009 no feminino, enquanto no masculino são elegíveis atletas nascidos entre 2005 e 2008. No primeiro dia do Mundial, os ginastas competem na fase de qualificação, que já vale para a definição da classificação por equipes, contando as duas melhores notas por país em cada aparelho. Após o primeiro dia da competição, os 24 melhores atletas (mas com limite de dois por país) avançam para a final do individual-geral. Em seguida, no fim de semana, os donos das oito melhores notas por aparelho disputam as finais individuais.
Programação – Mundial Júnior de ginástica artística*
29/03 às 10h00 – qualificação e final por equipes – masculino
30/03 às 04h00 – qualificação e final por equipes – feminino
31/03 às 08h30 – individual geral masculino
31/03 às 13h00 – individual geral feminino
01/04 às 08h00 – finais por aparelho (solo, cavalo e argolas no masculino, salto e barras assimétricas no feminino)
02/04 às 08h00 – finais por aparelho (salto, barras paralelas e barra fixa no masculino, trave e solo no feminino)
*Horários de Brasília