8 5
Siga o OTD

Ginástica Artística

Rebeca Andrade e Arthur Nory levam o bronze no Mundial

Rebeca Andrade, no solo, e Arthur Nory, na barra fixa, subiram ao pódio no último dia do Campeonato Mundial de ginástica artística

Montagem com fotos de Arthur Nory e Rebeca Andrade no Mundial de ginástcia
(Fotos: Ricardo Bufolin/CBG)

Terminou o Campeonato Mundial de ginástica artística, disputado em Liverpool, no Reino Unido. No último dia de finais por aparelho, neste domingo (6), o Brasil levou duas medalhas de bronze com Rebeca Andrade no solo e Arthur Nory na barra fixa.

+ Veja como foram as primeiras finais por aparelho em Liverpool
+ Rebeca Andrade campeã mundial do individual geral

No total, o Brasil encerra a participação em Liverpool em quinto lugar no quadro de medalhas, com três pódios. Além dos dois bronzes deste domingo, Rebeca Andrade levou um ouro no individual geral. Essa é a melhor campanha do país em um Mundial, superando as duas medalhas de 2007 e 2021. Veja abaixo como foram as finais do dia.

Solo feminino

Rebeca Andrade apresentou na final seu último Baile de Favela (a ginasta irá trocar a sua música para 2023). A brasileira teve um erro em um dos giros, o que diminuiu em dois décimos sua nota de dificuldade, mas foi suficiente para levar o bronze com 13.733 pontos. Ela empatou com Jade Carey que teve exatamente as mesma notas, com 5.9 de dificuldade e 7.833 de execução. A norte-americana havia tirado 13.833 originalmente, mas sua nota de dificuldade caiu em um décimo após um recurso.

Rebeca Andrade faz um salto no Mundial de Ginástica Artística
Rebeca Andrade na sua apresentação no solo (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

A medalha de ouro foi para a britânica Jéssica Gadirova, com total de 14.200 pontos, enquanto a prata foi para Jordan Chiles, dos Estados Unidos, com 13.833.

Barra fixa

Arthur Nory foi logo o primeiro a se apresentar na barra fixa e começou bem a final. Ele acertou o jaeger com pirueta, onde tinha caído na final por equipes, para cravar sua série e tirar 14.466 pontos. A nota foi suficiente para colocar o brasileiro em terceiro lugar, conquistando a medalha de bronze. O ouro foi para Brody Malone, dos Estados Unidos, com 14.800, enquanto o japonês Hashimoto Daiki levou a para com 14.700.

Nory chora abraçado pela comissão técnica
Nory se emociona após a confirmação do resultado (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Salto masculino

Caio Souza foi o primeiro a se apresentar na final do salto. O brasileiro começou com um Dragulescu (Duplo mortal grupado para frente com meia volta). A chegada foi um pouco ruim e Caio tirou apenas 14.333 no salto. Na sequência, ele apresentou um Kasamatsu com dupla pirueta e conseguiu 14.500 pontos. Com média de 14.416, Caio terminou a final em quinto lugar.

A medalha de ouro foi para o armênio Artur Davtyan, com média 15.050. Ele conseguiu 15.00 no Dragulescu e 15.100 para uma dupla pirueta e meia para frente. O filipino Carlos Yulo levou a prata com 14.950. Foram 15.000 para seu Dragulescu carpado e 14.900 para o Kasamatsu com dupla pirueta. O bronze ficou com o ucraniano Igor Radvilov, com média 14.733. Foram 14.800 pontos para o Dragulescu e 14.666 para o Tsukahara com duplo mortal carpado.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Trave

Rebeca Andrade ficou em oitavo lugar, com 12.733. A brasileira teve uma queda na sua sequência acrobática, perdendo um ponto. O Japão repetiu as duas medalhas do último Mundial, levando o ouro e o bronze na prova (mas com ginastas diferentes). Desta vez, a campeã foi Watanabe Hazuki, com 13.600 pontos, enquanto Shoko Miyata foi a terceira com 13.533. A canadense Ellie Black levou a prata com 13.566.

Barras paralelas

A final masculina das barras paralelas foi a única do dia que não teve brasileiros. O ouro foi para o campeão olímpico Zou Jingyuan, da China. Ele fez uma série praticamente perfeira, conseguindo 16.166 pontos. A prata foi do alemão Lukas Dauser, com 15.500, enquanto o filipino Carlos Yulo levou o bronze com 15.366.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística