Siga o OTD

Ginástica Artística

Rebeca Andrade é campeã mundial do individual geral

Rebeca Andrade levou a medalha de ouro no individual geral no Campeonato Mundial. Prata para Shilese Jones (EUA) e bronze para Jessica Gadirova (GBR)

Rebeca Andrade posa para foto com a bandeira do Brasil no Mundial de ginástica artística Campeonato Brasileiro Lauro de Freitas
(Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Rebeca Andrade segue fazendo história para a ginástica brasileira. A ginasta conquistou a medalha de ouro no individual geral no Campeonato Mundial de Ginástica Artística em Liverpool, no Reino Unido. A norte-americana Shilese Jones levou a prata, enquanto a britânica Jessica Gadirova completou o pódio.

+ Equipe masculina do Brasil fica em sétimo lugar em Liverpool

Shilese, Rebeca e Jessica posam para foto segurando suas medalha
Pódio do individual geral feminino (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Com um total de 56.899 pontos, Rebeca Andrade conseguiu a medalha de ouro. Antes, o melhor resultado do Brasil era o bronze de Jade Barbosa no Campeonato Mundial de 2007. Shilese Jones somou 55.399. Jéssica Gadirova recebeu 55.199 no total para levar o bronze para a Grã-Bretanha.

“Essa medalha significa todo o meu trabalho, da equipe multidisciplinar e das meninas que treinam comigo e que estão me dando todo o apoio aqui. Estou muito orgulhosa de mim e de todas as meninas que se apresentaram hoje também. Eu sei o quanto eu trabalho para chegar aqui, então imagino como elas devem trabalhar para chegar e arrasar aqui também. Estou muito feliz”, afirmou Rebeca após o pódio.

Rebeca abraça o técnico Chico e o fisioterapeuta Álvaro
Rebeca Andrade comemora com o técnico Francisco Porath e o fisioterapeuta Álvaro Margutti (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Primeiras apresentações

Rebeca Andrade começou pelo salto sobre a mesa. A campeã olímpica do aparelho começou impressionando os árbitros para tirar 9.566 de execução em seu Cheng (Yurchenko com meia volta, seguido de mortal para frente com pirueta e meia). Foram 15.166 pontos no total para Rebeca. As norte-americanas terminaram logo atrás após a primeira rotação. Jade Carey tirou 14.733 em seu Cheng e Shilese Jones conseguiu 14.233 para seu Yurchenko com dupla pirueta.

Na sequência, Rebeca foi para as barras assimétricas. A brasileira cometeu alguns erros, mas salvou uma possível queda para tirar 13.800. Jones assimiu a segunda colocação, com um 14.366, enquanto Jade Carey tirou 13.166. Quem cresceu na rotação foi a canadense Ellie Black. Ela somou 13.999 nas barras e 13.433 na trave para assumir o quarto lugar provisoriamente.

Rebeca deitada sobre a trave.
Rebeca Andrade na trave (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

A terceira rotação viu o grupo principal indo para a trave. Rebeca Andrade abriu o aparelho e, mesmo perdendo algumas conexões, passou sem grandes erros e conseguiu 13.533 pontos. Jones também conseguiu uma apresentação sem quedas para tirar 13.100 pontos. Após o aparelho, Rebeca estava 0.800 na frente da norte-americana. Jade Carey teve uma execução não tão boa, tirando 12.633 na trave. Ela foi ultrapassada pelas britânicas Alice Kinsella e Jessica Gadirova e por Ellie Black.

Rotação final

Rebeca fazendo parte da coreografia de solo
Rebeca se apresentando no solo (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

No solo, Rebeca Andrade encerrou a competição com seu Baile de Favela. Ela conseguiu 14.400 pontos para ficar com 56.899 no total e se tornar campeã mundial do individual geral. Shilese Jones também fez uma boa apresentação e conseguiu 13.700 para levar a prata. Na disputa pelo bronze, quem levou a melhor no final foi Jessica Gadirova. A britânica fez uma ótima apresentação no solo para conseguir 14.400 pontos e um lugar no pódio, para delírio da torcida local.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Ginástica Artística