O Brasil conquistou cinco medalhas na ginástica artística feminina, nesta sexta-feira (15), no Pan-Americano da modalidade. O destaque do país foi Flávia Saraiva, que ficou em primeiro lugar no individual geral. Além disso, o Brasil conseguiu classificar uma equipe completa para o Mundial de Ginástica Artística.
Flávia Saraiva levou a medalha de ouro no individual geral com 55.399 na soma dos quatro aparelhos. A brasileira começou no salto e conseguiu 14.100 pontos para seu Yurchenko com dupla pirueta. Nas barras assimétricas, foram 13.533. Flávia passou sem quedas pela trave e conseguiu 14.433 pontos. Ela encerrou no solo, ao som de um remix de Garota de Ipanema, recebendo 13.333.
Os Estados Unidos ficaram com as outras medalhas do individual geral. Lexi Zeiss foi a segunda colocada com 54.199 e Skye Blakely a terceira com 52.933.
+ Wrestling: Brasil conquista cinco pódios no Ranking Series da Tunísia
Esta foi a primeira vez que Flávia competiu nos quatro aparelhos desde a lesão nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. Ela precisou passar por uma cirurgia no tornozelo e agradeceu às colegas de equipe pelo apoio no processo de recuperação. “Para ser sincera, eu não queria voltar a treinar, mas elas estavam lá comigo o tempo todo dando força e falando que iria doer, mas que conseguiria me superar”, afirmou a ginasta.
Classificação para o Mundial
A equipe brasileira, formada por Flávia Saraiva, Carolyne Pedro, Rebeca Andrade, Christal Bezerra e Júlia Soares, somou 161.697 pontos na qualifacação, terminando o dia em primeiro lugar. Com o resultado, o Brasil vai poder levar cinco ginastas no Mundial deste ano. As medalhas por equipe vão ser definidas no domingo (16).
Além do Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina e México também garantiram equipe completa no Mundial, que será disputado em Liverpool, no Reino Unido, em outubro. Ginastas de Jamaica, Colômbia, Peru, Chile, Venezuela, Equador, Trinidad e Tobago, Costa Rica e Panamá conseguiram vagas individuais para a principal competição da ginástica artística em 2022.
Mais medalhas
O resultado desta sexta definiu as medalhistas de cada aparelho. O Brasil conseguiu mais quatro medalhas individuais. Flávia Saraiva foi a melhor na trave e levou a prata no solo, atrás apenas de Kayla Di Cello, dos EUA com 13.467.
A campeã olímpica Rebeca Andrade tirou a melhor nota no salto com um 14.500 para seu Yurchenko com dupla pirueta. Mas ela não levou uma medalha no aparelho, porque competiu apenas um salto, se poupando para o resto da temporada. “Foi uma decisão conjunta minha, com a equipe técnica e multi-disciplinar. Eu tenho que respeitar o meu corpo e não precisava fazer o segundo salto e o solo aqui, já que temos uma equipe que fez um ótimo trabalho e conseguiu o resultado”, disse a atleta.
Rebeca não saiu de mãos abanando. Ela levou o ouro nas barras assimétricas com 14.966 e a prata na trave com 14.067. Júlia Soares foi a terceira melhor na trave com 13.667, mas não foi ao pódio devido ao limite de duas ginastas por país na disputa de medalhas.
+SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK