8 5
Siga o OTD

Ginástica Artística

Caio Souza fatura mais três pódios na Copa do Mundo de Osijek

Caio Souza conquista pratas nas argolas e no salto e bronze na barra fixa e encerra Copa do Mundo de Osijek com quatro pódios

Caio Souza esta fora do Troféu Brasil
Caio Souza fez dobradinha com Lucas Bitencourt na barra fixa (Foto: Arquivo/Gaspar Nóbrega/COB)

O Brasil conquistou mais quatro medalhas na etapa de Osijek da Copa do Mundo de ginástica artística neste domingo (12). Caio Souza voltou a ser o destaque, faturando pratas no salto sobre a mesa e nas argolas e um bronze na barra fixa. Lucas Bitencourt ainda fez uma dobradinha com o compatriota, ganhando a prata na barra. Assim, o país encerrou a competição com cinco pódios, sendo quatro de Caio.

+ Bia Haddad é campeã do WTA 250 de Nottingham

Numa atuação magnífica em Osijek, Caio Souza tornou-se o primeiro brasileiro a ter medalhas em Copas do Mundo de ginástica artística em todos os aparelhos. Ele ainda não havia ido ao pódio em eventos do circuito nas argolas e no cavalo com alças, mas conseguiu medalhar em todas essas provas na competição croata.

No salto sobre a mesa, Caio Souza garantiu a prata ao marcar 14.600 no primeiro salto e 14.633 no segundo, tendo média de 14.616. O campeão foi o ucraniano Igor Radivilov, com média de 14.866, enquanto o bronze foi para o turco Adem Asil, com 14.483. Vale destacar que Caio foi finalista olímpico em Tóquio-2020 nesta prova.

Já nas argolas, Caio ficou em segundo lugar com 14.733 (8.533 de execução e 6.2 de dificuldade), atrás somente do turco Adem Asil, que levou o ouro com 14.900. O azeri Nikita Simonov ficou com o bronze, marcando 14.633.

A dobradinha brasileira veio na barra fixa, com Lucas Bitencourt e Caio Souza marcando 14.266. Como a nota de execução de Bisteca foi maior (8.566 contra 7.966), ele ficou com a frente de Caio e ficou com a prata, deixando o compatriota com o bronze. O croata Tin Srbic, campeão mundial em 2017 e vice-campeão olímpico no aparelho, foi o vencedor, com 14.300.

Campanha em Osijek

Caio já havia sido medalhista de bronze no cavalo com alças no sábado. Numa prova que não é sua especialidade, ele acertou a série e contou com quedas de alguns dos favoritos para ir ao pódio. O brasileiro, aliás, fez uma competição muito boa, tendo chegado na final de todos os aparelhos que disputou (só não participou do solo).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Assim, encerradas as disputas da etapa de Osijek da Copa do Mundo de ginástica artística, o Brasil termina sua participação com cinco medalhas: três pratas e dois bronzes, das quais duas pratas e dois bronzes foram obtidos por Caio.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Ginástica Artística