O sábado foi muito dourado para a ginástica brasileira pela disputa do Campeonato Sul-Americano de ginástica artística, disputado em San Juan, na Argentina. Pela disputa das fases de qualificação, que também definiram os títulos por equipe e individual, a delegação brasileira deu um show e conquistou quatro medalhas de ouro.
Quem abriu o dia foram as mulheres. Formada por Ana Luiza Lima, Júlia Soares, Beatriz Lima, Beatriz Benedetti, Camille Rodrigues e Carolyne Pedro, o time brasileiro liderou a disputa desde o princípio e somou 201.400 pontos no total para garantir o lugar mais alto do pódio. A Argentina ficou com a prata com 199.650, e o Chile foi o terceiro e fechou com o bronze após somar 179.150.
+ Rebeca Andrade renova contrato com o Flamengo até o fim de 2024
Nas disputas individuais, quem brilhou foi Julia Soares, que ficou com o título após somar 51.700. Curiosamente a segunda colocação ficou divida por duas atletas que empataram na pontuação total de 49.950 pontos: a brasileira Beatriz Lima e a argentina Abigail Magistrati.
Mais tarde foi a vez dos homens, e novamente o Brasil dominou a disputa. Com uma equipe formada por Josué Heliodoro, Gabriel Faria, Johnny Oshiro, Patrick Sampaio e Rankiel Neves, a delegação verde e amarela garantiu a primeira colocação. O pódio foi completado pela Argentina, com a segunda colocação, e o Chile com o bronze.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Nas disputas individuais, o título ficou com Gabriel Faria, que ficou com o título individual após a disputa dos seis aparelhos. O Brasil ainda garantiu o bronze da disputa com Johnny Oshiro. A Argentina garantiu a prata com Santiago Mayol.
O Sul-Americano de ginástica artística será encerrado neste domingo (12), com a decisão por aparelhos do evento.