Brasil anunciou nesta quinta-feira a convocação para o Mundial de ginástica artística sem a presença de Flávia Saraiva e Diego Hypolito
A Seleção Brasileira que irá representar o País no Mundial de Ginástica Artística de Montreal, no Canadá, foi divulgada pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). A competição, que este ano só terá a disputa por aparelhos e all around, contará com Arthur Zanetti, Arthur Nory Mariano, Caio Souza e Francisco Barretto Júnior no masculino, e Rebeca Andrade e Thais Fidelis no feminino. Dois dos principais atletas do Brasil na modalidade, Flávia Saraiva e Diego Hypolito, ficaram de fora da convocação por causa de lesões nas costas.
A equipe masculina será acompanhada pelos treinadores Ricardo Yokoyama e Cristiano Albino, a feminina por Francisco Porath e Roger Medina.
Este será o primeiro Mundial da modalidade no novo ciclo olímpico. Isso significa que os atletas terão que competir com series de acordo com o novo código de pontuação estabelecido pela Federação Internacional de Ginástica (FIG).
O processo de definição dos atletas convocados passou por várias etapas. Durante todo o ano, eles foram observados em outras competições e fizeram treinos controle, o último, inclusive, foi na semana passada, no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro.
O coordenador de ginástica artística da CBG, Marcos Goto, ressaltou a qualidade dos atletas convocados. “Esses são os ginastas que hoje têm mais possibilidade de chegar a uma final no Mundial. Foi entendido por todos os resultados ao longo do processo que esses ginastas podem buscar o maior número de finais e com possibilidade de medalhas para o Brasil.” Ele lembrou também que além dos controles técnicos, os ginastas passaram por avaliações físicas e médicas, sendo esse um dos critérios estabelecidos pela comissão técnica desde o início do processo.
O Mundial do Canadá será realizado de 2 a 8 de outubro, em Montreal.