Arthur Zanetti, dono de duas medalhas olímpicas nas argolas (ouro em Londres-2012 e prata no Rio-2016), segue os treinamentos em São Caetano, na Grande São Paulo. Neles vem experimentando uma nova tecnologia contra o estresse para manter o relaxamento necessário e o descanso, uma espécie de ‘meditação’ tecnológica.
“São muitas as pessoas comentando que está difícil dormir – a pandemia trouxe muitas mudanças e preocupações para a vida das pessoas”, comentou o ginasta que sempre deu grande valor a parte mental do treinamento.
O ginasta olímpico explica o equipamento. “Coloco o fone por alguns minutos antes de dormir, já deitado e com os olhos fechados. O bom é a sensação de relaxar – melhorou a qualidade do meu sono. Sem isso, a gente que é atleta não consegue desenvolver o trabalho no próximo dia”, relatou Arthur.
Segundo os fabricantes, o fone foi desenvolvido para criar a simetria perfeita de som, música e palavra falada para o máximo em treinamento e relaxamento de ondas cerebrais, fornecendo à mente e corpo benefícios da meditação. O equipamento fornece pulsos de luz suaves que viajam através da retina e meridianos do ouvido, enviando sinais diretos ao cérebro.
Esporte é tecnologia
O equipamento foi apresentado pela fisioterapeuta Maria Eugenia Ortiz, a Gegê, que atua na seleção brasileira de ginástica artística e com Arthur Zanetti. Ela explica que o mecanismo estimula ondas cerebrais, potencializa a atividade celular na presença da luz, um “combustível” para reações orgânicas.
+ Japão escolhe palco histórico para retomada olímpica
“Funciona em cima do estresse e da ansiedade de treinamentos e competições e também dos problemas do dia a dia. As pessoas estão com mais dificuldades de se desligar e a ciência está preocupada com isso. Estão surgindo novas terapias, inclusive manuais – eu mesma uso – para a modulação do sistema nervoso vegetativo”, afirma Gegê.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Treinadores e os profissionais integrantes de comissões disciplinares atuam para o bem-estar do indivíduo de forma global e estão usando a tecnologia, sempre em contato com as novidades. O equipamento foi cedido pelo Lanex e está sendo usado, de forma pioneira na ginástica, por Arthur Zanetti. Gegê explica