Reunidos no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), atletas da ginástica artística masculina e feminina fazem durante toda essa semana treinos e controles, que são parte da preparação para as principais competições internacionais deste ciclo olímpico, incluindo o Mundial do Canadá, em setembro.
Os participantes estão sob orientação do coordenador de ginástica artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Marcos Goto, e técnicos de clubes. Os treinamentos servem não só para a preparação da equipe que irá a diferentes competições, mas também para a definição de quem segue para cada uma delas.
Já no próximo final de semana, quatro atletas masculinos e três femininos embarcam para Varna, na Bulgária, para uma etapa de Copa do Mundo, a última antes do Mundial. Para o compromisso foram escalados Arthur Nory, Caio Souza, Francisco Barretto Júnior e Lucas Bittencourt no masculino, e Daniele Hypolito, Rebeca Andrade e Thaís Fidelis no feminino.
Para o medalhista de bronze na Rio 2016, Arthur Nory, este será um grande retorno após se recuperar de cirurgias. “Será ótimo participar desta Copa do Mundo. É meu primeiro evento internacional no novo ciclo. Será importante em função das novas regras que regem a modalidade que entrou em vigor neste novo ciclo olímpico. Os treinos estão muito bons e estamos muito focados”, disse, lembrando sobre o novo código de pontuação estabelecido pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) para este ciclo olímpico.
A Seleção que irá representar o Brasil no Mundial do Canadá ainda não foi definida. O processo contou com várias etapas, conforme explica Marcos Goto. “Tivemos várias etapas este ano. A seletiva para o Pan de Aparelhos, dois dias de competição no Brasileiro, o próprio Pan, algumas etapas de Copa do Mundo e mais alguns controles dentro do CT. Com todos esses dados, vamos verificar os atletas que estão mais seguros e que têm nota de partida compatível e com possibilidade de alcançar uma final no Mundial. Com esses dados, vamos fechar o grupo.”
Este ano, o campeonato será disputado nas categorias Individual Geral e por aparelhos, e em cada aparelho podem competir apenas três atletas de cada país.
Confira a lista completa:
Ginástica Artística Masculina – Ângelo Assumpção (Pinheiros), Arthur Nory Mariano (Pinheiros), Caio Souza (São Bernardo), Francisco Barretto Júnior (Pinheiros), Jared Azzarini (São Bernardo), Lucas Bittencourt (SERC) e Péricles Fouro da Silva (Pinheiros).
Ginástica Artística Feminina – Carolyne Pedro (Cegin), Daniele Hypolito (São Bernardo), Fabiane Valentim (Cegin), Isabel de Almeida Barbosa (Pinheiros), Letícia Costa (Flamengo), Luísa Domingues (Cegin), Rebeca Andrade (Flamengo) e Thaís Fidelis (Cegin).
Treinadores – Ângelo Sabino (Flamengo), Cristiano Albino (Pinheiros), Danilo Bornea (Pinheiros), Felipe Nayme (São Bernardo), Iryna Ilyaschenko (Cegin) e Ricardo Yokoyama (São Bernardo).