O Brasil inicia nesta quinta-feira (10) sua participação nas finais individuais do Campeonato Mundial de Ginástica Artística. A primeira delas será com Flavia Saraiva, que a partir das 11h (horário de Brasília) disputa a decisão do individual geral, no Hanns Martin Schleyer Halle, em Stuttgart (ALE).
Além desta, a Ginástica brasileira participará de outras cinco finais na Alemanha. Trata-se de um recorde de participações em finais individuais do país em Mundiais pré-olímpicos. Com a mesma Flavia Saraiva, já classificada para a Olimpíada de Tóquio-2020, o Brasil estará presente nas finais da trave e solo femininos. O masculino, que tem presença assegurada nos Jogos Olímpicos por equipe, disputará ainda o individual geral com Caio Souza, as argolas com Arthur Zanetti e a barra fixa com Arthur Nory.
Flavia Saraiva chega à sua quinta final em Mundial, com apenas 20 anos. Em 2018, no Mundial de Doha (QAT), também participou da final do individual geral, chegando em 8º lugar. Em Stuttgart, ela se classificou com a 10ª melhor nota (11ª na classificação geral), com 54,932. Uma nota melhor do que no Mundial anterior (53,999).
Na ordem de apresentação, a brasileira deverá iniciar as rotações da final nas assimétricas (sexta a se apresentar). Depois, na sequência, fará trave (quinta), solo (quarta) e salto (terceira).
“A Flavia se preparou muito bem nesses últimos treinos. Na classificatória, ela apresentou pequenas falhas que buscamos ajustar e esperamos que ela consiga executar suas rotinas como vem treinando. É uma atleta com muita garra e carisma e o objetivo é que ela esteja feliz fazendo o seu melhor”, afirmou Francisco Porath Neto, um dos treinadores da Seleção Brasileira feminina em Stuttgart.
Programação do Brasil no Mundial de Ginástica Artística
10/10 (Quinta-feira)
11h – Final Individual Geral feminino
11/10 (Sexta-feira)
11h – Final Individual Geral masculino
12/10 (Sábado)
11h – Finais por aparelho: solo, cavalo com alças e argolas masculino; salto e assimétricas feminino
13/10 (Domingo)
8h – Finais por aparelho: salto, paralelas e barra fixa masculino; trave e solo feminino
O Brasil no Mundial de Ginástica Artística
Equipe feminina
Flávia Saraiva (Flamengo/RJ)
Jade Barbosa (Flamengo/RJ)
Lorrane Oliveira (Flamengo/RJ)
Thais Fidelis (Cegin/PR)
Leticia Costa (Fluminense/RJ)
Isabel Barbosa (Pinheiros/SP) – reserva
Treinadores
Valeri Liukin
Francisco Porath Neto
Iryna Ilyashenko
Chefe de equipe
Juliana Fajardo
Equipe masculina
Arthur Zanetti (SERC/SP)
Arthur Nory (Pinheiros/SP)
Caio Souza (São Bernardo/SP)
Francisco Barreto (Pinheiros/SP)
Lucas Bittencourt (Minas Tênis Clube/MG)
Leonardo Mateus de Souza (Minas Tênis Clube/MG) – reserva 1
Tomás Rodrigues Florêncio (Sogipa/RS) – reserva 2