O Brasil tomou conta do primeiro dia de disputas no Sul-Americano de ginástica artística que está sendo disputado no Chile. Nesta quinta (20) foi realizado o primeiro dia do indivudual geral com apresentações no solo, cavalo com alças e argolas, valendo vaga também para as finais nos três aparelhos.
Ao todo são oito vagas em cada um dos aparelhos, limitada a dois por país. Sendo assim, o Brasil preencheu as seis possíveis neste primeiro dia e, se não fosse o limite por país, seriam mais.
No solo se classificaram Artur Nory em primeiro e Tomaz Rodriguez em sexto. Lucas Bitencourt foi oitavo, mas ficou fora. No cavalo com alças, Francisco Barretto Júnior foi o melhor do dia e se classificou em primeiro. Péricles Silva também passou, em sétimo.
Nas argolas, quatro brasileiros ficaram entre os oito. Lucas Bitencourt foi o primeiro, Leonardo Santos de Souza ficou em quarto, Artur Nory terminou em sexto e Péricles Silva, em sétimo. Porém, para a final do aparelho, só passaram Lucas e Leonardo.
Artur Nory lidera o geral do Sul-Americano
Na somatória geral dos três aparelhos, o melhor do dia foi Artur Nory, com 39,65 pontos. Francisco Barretto Júnior ficou em terceiro com 39,45; Lucas Bittencourt foi o oitavo com 37,55.
Leonardo Santos acabou em 13º com 36,30; Péricles Silva acabou em 24º com 25,75 e Tomas Rodrigues Florêncio foi o 37º com 13.2.
A definição do campeão individual geral sai nesta sexta (21), com as apresentações nos outros três aparelhos: salto sobre o cavalo, barras paralelas e barra fixa. Também se define o país campeão por equipes e os finalistas individuais nesses três aparelhos. No sábado serão realizadas as finais por aparelhos do Sul-Americano de ginástica artística.