8 5
Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

Maranhão ganha núcleo do Centro de Excelência

Divulgação

São Luís, no Maranhão, está pronta para trabalhar ainda mais no desenvolvimento de jovens talentos da ginástica. Nesta sexta-feira (26), a capital maranhense ganhou um núcleo do Centro de Excelência Jovem Promessa, no Ginásio Rubem Goulart, reinaugurado hoje com a presença da presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, do governador do Estado Flávio Divino, do secretário Márcio Jardim e da presidente da Federação Maranhense de Ginástica, Liane Bezerra Melo Teixeira.

O projeto tem o objetivo de disseminar a modalidade em diversas partes do País. No Maranhão, o ginásio reinaugurado irá receber atletas da ginástica artística a partir dos cinco anos de idade.

“Cada vez que inauguramos um núcleo é motivo de muita alegria. Incentivar a prática de esportes para crianças e difundir a modalidade nos enche de orgulho. Recentemente, três jovens ginastas que iniciaram em núcleos do Jovem Promessa foram integradas à Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto. Para nós, é como se tivéssemos conquistado uma medalha. É o resultado de um trabalho que foi além do iniciação e chegou ao alto rendimento”, lembrou Luciene Resende durante a inauguração. “Deste Centro do Maranhão, também poderão sair campeões no esporte e na vida”, acrescentou.

O governador Flávio Divino disse que a reinauguração do ginásio que será como a casa do projeto foi um ganho enorme para o esporte. “Ficamos felizes de entregar esse equipamento porque é um estímulo para formação de novos atletas no esporte educacional, e, ao mesmo tempo, um estímulo aos atletas de hoje e de ontem”, ressaltou sobre o Centro de Excelência.

Para Liane Bezerra Nelo Teixeira, presidente da Federação Maranhense de Ginástica, o Centro de Excelência foi uma grande conquista. “O Ginásio Rubem Goulart é a casa da ginástica no Maranhão e estava interditado desde 2006, chegou até a cair. Estávamos buscando pela reforma desde dezembro de 2010, quando a Federação Maranhense de Ginástica foi reativada. Por isso, consideramos esse momento como um marco histórico e de renascimento da ginástica no Maranhão.”

Ela afirma que o trabalho com o núcleo será importante também do ponto de vista social. “Nesse tempo em que o ginásio ficou desativo, havia apenas uma academia particular com atividades de ginástica artística, ou seja, sem proporcionar a inclusão social, que é o grande objetivo, alinhado com a descoberta de talentos e a popularização da modalidade. Então, lutamos para mudar isso, conseguimos e agora estamos em festa”, encerrou.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Ginástica de Trampolim