São Luís, no Maranhão, está pronta para trabalhar ainda mais no desenvolvimento de jovens talentos da ginástica. Nesta sexta-feira (26), a capital maranhense ganhou um núcleo do Centro de Excelência Jovem Promessa, no Ginásio Rubem Goulart, reinaugurado hoje com a presença da presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, do governador do Estado Flávio Divino, do secretário Márcio Jardim e da presidente da Federação Maranhense de Ginástica, Liane Bezerra Melo Teixeira.
O projeto tem o objetivo de disseminar a modalidade em diversas partes do País. No Maranhão, o ginásio reinaugurado irá receber atletas da ginástica artística a partir dos cinco anos de idade.
“Cada vez que inauguramos um núcleo é motivo de muita alegria. Incentivar a prática de esportes para crianças e difundir a modalidade nos enche de orgulho. Recentemente, três jovens ginastas que iniciaram em núcleos do Jovem Promessa foram integradas à Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto. Para nós, é como se tivéssemos conquistado uma medalha. É o resultado de um trabalho que foi além do iniciação e chegou ao alto rendimento”, lembrou Luciene Resende durante a inauguração. “Deste Centro do Maranhão, também poderão sair campeões no esporte e na vida”, acrescentou.
O governador Flávio Divino disse que a reinauguração do ginásio que será como a casa do projeto foi um ganho enorme para o esporte. “Ficamos felizes de entregar esse equipamento porque é um estímulo para formação de novos atletas no esporte educacional, e, ao mesmo tempo, um estímulo aos atletas de hoje e de ontem”, ressaltou sobre o Centro de Excelência.
Para Liane Bezerra Nelo Teixeira, presidente da Federação Maranhense de Ginástica, o Centro de Excelência foi uma grande conquista. “O Ginásio Rubem Goulart é a casa da ginástica no Maranhão e estava interditado desde 2006, chegou até a cair. Estávamos buscando pela reforma desde dezembro de 2010, quando a Federação Maranhense de Ginástica foi reativada. Por isso, consideramos esse momento como um marco histórico e de renascimento da ginástica no Maranhão.”
Ela afirma que o trabalho com o núcleo será importante também do ponto de vista social. “Nesse tempo em que o ginásio ficou desativo, havia apenas uma academia particular com atividades de ginástica artística, ou seja, sem proporcionar a inclusão social, que é o grande objetivo, alinhado com a descoberta de talentos e a popularização da modalidade. Então, lutamos para mudar isso, conseguimos e agora estamos em festa”, encerrou.