8 5
Siga o OTD

Ginástica Artística

No naipe masculino, Brasil termina em 4º na DTB Pokal Team

Arthur Zanetti e Francisco Barreto Júnior venceram as provas nas argolas e no cavalo com alças, respectivamente. Carolyna Pedro fecha em nono no feminino

Divulgação/CBG

A Seleção Brasileira Masculina de Ginástica Artística encerrou neste domingo (17) sua participação na DTB Pokal Team, que foi disputada em Stuttgart, na Alemanha. Depois de ter ficado em terceiro na qualificação do sábado, a equipe brasileira teve uma disputa acirrada com Japão e os donos da casa, terminando em quarto lugar com a pontuação de 166,263 pontos.

O título da competição ficou com a Rússia, que somou 170,995, deixando a equipe da Alemanha em segundo (168,162) e o Japão ficando em terceiro (168,065). Pelo regulamento do torneio, competiram na final apenas dois ginastas por aparelho.

Mesmo fora do pódio, os brasileiros mostraram um ótimo desempenho neste domingo. Arthur Zanetti venceu a competição das argolas, sua especialidade, com a nota 15,033, além de ter ficado em terceiro no solo (14,166). Outro que se destacou em Stuttgart foi Francisco Barreto Júnior, vencendo o cavalo com alças (13,900) e ficando em terceiro na barra fixa (14,166).

As demais notas dos brasileiros foram as seguintes:

Solo: Tomas Rodrigues – 13,433; Arthur Zanetti – 14,166
Cavalo com alças: Bernardo Miranda – 12,433
Argolas: Caio Souza – 14,100
Salto: Arthur Zanetti – 14,300; Caio Souza – 13,666
Barras paralelas: Caio Souza – 14,533; Bernardo Miranda – 13,133
Barra fixa: Caio Souza – 13,400

Para o Gerente de Seleções, Leonardo Finco, o resultado mostrou sinais positivos. “Foi o primeiro evento do ano e os ginastas ainda estão evoluindo. Acredito que estamos no caminho certo para lutar pela vaga olímpica. Temos que trabalhar bem, buscando regularidade competitiva e um alto padrão de ginástica. O saldo foi positivo, os jovens ganharam experiência internacional e os mais velhos aperfeiçoaram suas séries. Agora é seguir trabalhando com foco e dedicação”, afirmou.

Na final feminina disputada sábado (16), a Seleção Brasileira Feminina conquistou um resultado inédito, ao ficar com a medalha de ouro. O grande destaque individual da competição foi Rebeca Andrade, que terminou em primeiro em todos os aparelhos.

“A equipe teve uma ótima atuação, mas ainda não estamos com o time completo. Realizamos no sábado 12 rotinas e 11 delas sem quedas, mostrando maturidade e consistência para corrigir os erros cometidos na classificatória. Ficamos muito felizes com o resultado e essa conquista reforça que estamos seguindo no caminho certo”, afirmou um dos treinadores da Seleção feminina, Francisco Porath Neto.

Para a presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Luciene Resende, a participação da Ginástica Brasileira em Stuttgart foi histórica. “Estes resultados nos enchem de orgulho e satisfação, e nos dá energia para seguir trabalhando. Tenho certeza que muitas outras conquistas ainda estão por vir. Parabenizo a toda delegação, à Comissão Técnica, e em especial aos atletas. Agradeço ainda a parceria vitoriosa e sólida do nosso patrocinador Caixa, que acredita na Ginástica, e do apoio incondicional do COB”, afirmou.

A DTB Pokal Team foi um evento que teve a chancela da FIG (Federação Internacional de Ginástica), mas não contou pontos para o ranking que ajudará na classificação dos ginastas para a Olimpíada de Tóquio-2020. Ainda assim, foi considerado estratégico pela CBG para o planejamento da temporada, por acontecer na mesma sede do próximo Campeonato Mundial, em outubro.

Brasil na Copa do Mundo All-Around

A Ginástica brasileira esteve representada na etapa da Copa do Mundo Feminina All Around (Individual Geral), que também aconteceu neste domingo. O Brasil foi representado por Carolyne Pedro, que terminou a competição em nono lugar, com um total acumulado de 47,765 pontos.

A vencedora foi a americana Simone Biles, com 58,800, com a canadense Anne-Marie Padurariu em segundo (55,132) e a alemã Elisabeth Seitz em terceiro (54,399).

Segundo a treinadora da Seleção Brasileira, Iryna Ilyashenko, o grande objetivo para Carolyne nesta competição era adquirir experiência. “Ela pôde competir com a elite mundial, em um torneio muito difícil. Valeu como experiência e fez parte do planejamento dela para este ano”, afirmou.

A Ginástica Artística do Brasil volta a entrar em ação na próxima semana. Entre os dias 20 e 23, Diego Hypólito disputará a etapa da Copa do Mundo de especialistas em Doha, no Catar. No dia 23, será a vez de Thais Fidélis participar da etapa da Copa do Mundo All-Around (Individual Geral), em Birmingham, Inglaterra.

Mais em Ginástica Artística