Assim como ocorreu com a equipe feminina, a seleção brasileira masculina de Ginástica Artística inicia os trabalhos para a temporada de 2019, em mais uma etapa de sua preparação para a Olimpíada de Tóquio-2020. A partir desta segunda-feira (21), um grupo de 17 ginastas, das categorias adulto e juvenil, estará reunido para um camping no Centro de Treinamento Time Brasil, localizado no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ).
Neste camping, que acontece até o próximo dia 31, os atletas passarão por avaliações médicas e técnicas. Nesta segunda-feira( 21), atletas e treinadores irão acompanhar uma palestra referente ao programa de prevenção e combate ao assédio no esporte. Esta palestra também aconteceu durante o camping da Seleção Feminina, apresentada pelo assessor jurídico da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Dr. Paulo Schmitt. Além disso, ao longo do camping, haverá novas palestras com árbitro, médico, coaching e reuniões com os treinadores.
Os treinamentos ocorrerão em dois períodos: 8h às 10h30 e 14h às 17h30. Na quarta-feira (23) e no sábado (26), os treinos acontecerão em apenas um turno, enquanto que no domingo (27), haverá folga para os atletas.
Na opinião de Marcos Goto, um dos integrantes da comissão técnica da Seleção, o camping terá como um de seus objetivos traçar a condição dos atletas para esta temporada. “Queremos mapear os atletas para ver qual a condição em que cada um deles se encontra neste início de ano, além de direcionar o trabalho deles para suas principais competições”, afirmou Goto, lembrando que neste camping já começará a preparação do grupo para os primeiros torneios de 2019.
“O Arthur Zanetti disputará duas competições agora em fevereiro, nos Estados Unidos e na Austrália. Já em março iremos com equipe completa para a DTB Cup, em Stuttgart (ALE)”, explicou Goto.
O foco da Seleção em 2019, segundo o técnico, é a conquista da vaga da equipe na Olimpíada de Tóquio, durante o Campeonato Mundial, que também acontecerá em Stuttgart, em outubro. “Nosso grande objetivo é ficar entre os nove primeiros colocados. Como terminamos em sexto no Mundial de 2018, temos ao menos que manter essa colocação. Conquistada a vaga olímpica, iremos buscar o maior número de finais e medalhas possíveis. Com isso, teremos uma ideia sobre quem serão os atletas que estarão brigando por medalhas em 2020”, afirmou Marcos Goto.
Em 2019, a ginástica artística terá também uma outra grande competição em seu calendário, os Jogos Pan-Americanos de Lima (PER), que servirá de preparação para Stuttgart.
Estão participando do camping no Rio de Janeiro os seguintes profissionais:
Ginastas Adultos
Arthur Nabarrete Zanetti
Arthur Nory Mariano
Bernardo Actos Andrade de Souza Miranda
Caio Campos Souza
Diego Matias Hypolito
Francisco Carlos Barreto Jr.
Leonardo Matheus Santos de Souza
Lucas de Souza Bittencourt
Luis Guilherme Porto
Murilo Miguel de Souza Pontedura
Péricles Fouro da Silva
Tomas Rodrigues Florêncio
Ginastas Juvenis
Diogo Brajão Soares
Diogo Giussepe Esperanza Paes
João Lucas Prunes Vieira
Josué Soares Heliodoro
Mateus Camilo Neves da Silva
Treinadores
Antônio Gonzalo Perez Lameira
Cristiano Magnonn Albino
Daniel Felipe Biscalchin
Hilton Dichelli Jr
Ricardo Kimura Yokoyama
Roberto Gomes Nassar
Robson Caballero
Vardan Movsisyan
Coordenação do camping
Henrique Motta
Juliana Fajardo
Leonardo Finco
Marcos Goto
Árbitro
1. Edgard Ferreira
Equipe Multidisciplinar
Dra. Ana Carolina Corte
Franklin Camargo
Julio Matos
Rafael de Oliveira Martins
Dr. Rodrigo Sasson