O Brasil começou a tomar conta do seu espaço em Gangwon-2024! Os primeiros atletas e treinadores entraram na Vila Olímpica, na cidade de Gangneung, na Coreia do Sul, neste último domingo (14). Luiz Felipe Seixas e André Luiz Santos, do bobsled, e Caue Miota e Eduardo Strapasson, do skeleton, participaram da cerimônia de boas-vindas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e receberam seus uniformes. Dessa forma, eles e os treinadores Edson Bindilatti e Emílio Strapasson se juntaram ao Chefe de Missão, Matheus Figueiredo, e aos profissionais do COB na residência oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude.
“Entendemos que os Jogos Olímpicos da Juventude são um evento muito importante para o COB e Confederações de Gelo e Neve. Termos 17 atletas aqui representa o crescimento das modalidades olímpicas de inverno do Brasil. Cada vez mais o Brasil avança em número de atletas, participações em diferentes modalidades e resultados melhores. Estar aqui, sem dúvida, será uma motivação especial para os atletas, treinadores e todas as pessoas envolvidas com estas modalidades”, disse Matheus Figueiredo, Chefe da Missão.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
Ambientação na Coreia do Sul
Todos os novos moradores da Vila Olímpica já estavam na Coreia do Sul fazendo a sua adaptação ao fuso horário, que tem uma diferença de 12 horas para o horário de Brasília. Assim, nos primeiros dias, o foco foi mais na preparação física com treinos de força e potência. Nesta segunda-feira (15), na abertura do Alpensia Sliding Centre para os atletas dos Jogos Olímpicos, haverá o reconhecimento da pista a pé (track walk).
“Me senti muito feliz na hora que eu cheguei porque é uma experiência muito diferente, é muito especial estar num lugar como a Vila Olímpica. Estou curtindo muito esses dias. Tivemos a oportunidade de treinar, de conhecer as pessoas, trocar pins, socializar com outros atletas. Tem sido uma experiência incrível até agora”, disse Luiz Felipe.
Cronograma brasileiro
Já nesta terça-feira (16), serão realizados os primeiros treinamentos do monobob, trenó com apenas uma pessoa, que é a prova do bobsled em Gangwon. No dia seguinte, os atletas do bobsled voltam à pista e os do skeleton realizam as primeiras descidas. A competição de ambas modalidades será no dia 23 de janeiro (monobob a partir das 02h30 e skeleton às 05h30, no horário de Brasília-DF). Por fim, o snowboard cross será realizado logo no primeiro dia de disputas em Gangwon-2024, no dia 20 (dia 19, a partir das 23h, no horário de Brasília).
*Com informações do Comitê Olímpico Brasileiro