Nessa segunda e terça feira, a CBF realizou a etapa de São Paulo da seletiva de futebol feminino. Foram observadas pela comissão técnica da Seleção Brasileira 120 meninas nascidas entre 1998 e 2004 e 40 foram chamadas para comparecer no segundo dia, sendo 7 para o Sub-15, 12 para o Sub 17 e 21 para o Sub 20.
“Temos por hábito nas Seletivas, fazer no primeiro dia uma seleção, observando quem são as meninas que se destacam. No segundo dia, desenvolvemos atividades dentro da necessidade que a gente precisa na Seleção: avaliar passe, domínio, controle de bola, inteligência de jogo, algumas fases do jogo dentro da organização ofensiva e defensiva… Nesse dia precisamos ser um pouco mais criteriosos porque a gente entende que as meninas que vão para a Seleção têm que ser as melhores” disse Doriva, técnico da seleção brasileira Sub 20.
Para o técnico, o que tem surpreendido é a qualidade das jogadoras e ele acredita que muitos talentos serão descobertos através da seletiva de futebol feminino. “Tenho ficado surpreso com a qualidade das meninas. Principalmente essas meninas do Sub-15 e Sub-17. Acompanhando todas essas Seletivas, nós vimos que as meninas têm uma qualidade muito boa para desenvolver a prática do futebol. A iniciativa do CBF Social foi excelente.Com certeza encontraremos muitas atletas nessas seletivas. Esperamos que o CBF social continue fazendo muito mais seletivas pelo nosso território nacional para que possamos desenvolver muito mais o futebol feminino” concluiu o treinador.
As melhores jogadoras das seletivas realizadas pelo país, entram em um banco de dados e continuam sendo observadas pela comissão técnica, e se mantiverem o desempenho, podem ser convocadas para as seleções de suas categorias.