É campeão! Com campanha invicta, melhor ataque com 24 gols e melhor defesa com 3 gols sofridos em nove jogos, a Seleção Sub-17 só precisava de um empate no duelo Brasil x Chile para ser campeã Sul-Americana. No Estádio El Tenente, em Rancágua, a equipe dirigida por Carlos Amadeu goleou o time da casa por 5 a 0 e garantiu o 12º título da competição, terminando o torneio na primeira colocação com 13 pontos conquistados. Paulinho marcou um, Lincoln fez outro, mas o palmeirense Alan balançou a rede três vezes e foi o maior destaque da equipe brasileira na final do to torneio.
A facilidade do empate aconteceu graças aos resultados da quinta rodada do hexagonal final da competição. A Venezuela venceu o Equador por 4 a 2 e o Paraguai foi derrotado pela Colômbia por 2 a 1. O campeonato garantiu vaga no Mundial da Índia, que acontece em outubro, para os quatro primeiros colocados (Brasil, Chile, Paraguai e Colômbia).
O título da equipe de Carlos Amadeu, consagra uma geração de ouro para o Brasil. Com destaques para os artilheiros Vinicius Júnior – do Flamengo (7 gols), Paulinho – do Vasco (5 gols) e Lincoln – também do Flamengo (4 gols).
O JOGO
Logo no início da partida, aos três minutos, Vinicius Junior, tentou uma jogada individual. Superior, a Seleção abriu o placar logo aos dez minutos. Com bom lançamento de Victor, Lincoln ajeitou para Paulinho. O jogador do Vasco tocou de cobertura na saída do goleiro Concino e fez um golaço com direito a dancinha, marca registrada brasileira durante toda a competição.
Confira o gol no vídeo!
A estratégia do Brasil parecia ser sair com a bola no chão. Victor sendo a melhor transição entre defesa e ataque e o equilíbrio da equipe. A equipe chilena se mantinha perto da área, mas não era eficiente para finalizar as jogadas.
Lucas Halter acertou uma bola no travessão. Logo depois, o Chile tentou a reação com Oyanedel, a zaga brasileira afastou, Provoste tentou a sobra, mas mandou por cima do gol no primeiro grande lance de perigo.
Em um primeiro tempo com muitas faltas, o Chile se mantinha no ataque, mas não conseguia converter. Em um lançamento, Valencia puxa Lincoln, que sofre falta na entrada da área. Alan se posiciona para a cobrança e acerta o canto esquerdo. A bola bate na trave, nas costas do goleiro e entra.
Assista ao segundo gol da seleção brasileira!
O Brasil foi eficiente no primeiro tempo, o Chile veio para o segundo com mais perigo. Assim, Vinicius Júnior apareceu, tentou driblar e bater de três dedos aos oito minutos, mas o goleiro chileno fez grande defesa.
O atacante flamenguista tentou uma cobrança de falta na intermediária, mas a bola subiu muito e foi para fora. Em seguida, em nova falta para a equipe brasileira, Alan foi para a cobrança. A bola pingou, enganou o goleiro e entrou. Aos dezoito minutos da segunda etapa, o Brasil consagrou a goleada com o terceiro gol.
Veja o gol!
Mesmo com a larga vantagem e a garantia do título, o Brasil se manteve no ataque. Os chilenos buscavam diminuir a diferença. Em um lance de perigo, Diaz fez grande jogada pela esquerda, deu uma caneta em Marcos Antônio, entrou na área, cruzou para Valencia, que desperdiçou batendo para fora.
O Brasil no contra-ataque disparou com Weverson, que cruzou para Lincoln bater colocado e ampliar a diferença no placar.
Confira o quarto gol!
Ricardinho começou a jogada com tabela no meio de campo e tocou para Alan. O palmeirense chutou na saída do goleiro e marcou o quinto da goleada brasileira.Assista ao último gol!