O CT de Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre, recebeu neste domingo a maior peneira da história do futebol feminino brasileiro. Foram avaliadas cerca de 700 meninas entre as categorias Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Adulto para formarem a base competitiva do Internacional. Elas vieram da Região Metropolitana, do Interior, Santa Catarina e até de São Paulo com o sonho de vestir a camiseta colorada.
A listagem das atletas selecionadas neste processo será divulgada na próxima terça-feira, dia 7 de março, pelo site e pelas redes sociais do clube.
“Foi um dia para observarmos a técnica, os fundamentos e o talento que todas essas meninas têm para nos mostrar. Há muito tempo todas nós esperávamos por uma oportunidade como essa para o futebol feminino”, diz a técnica Tatiele Silveira, que comandou as avaliações. No próximo dia 8 a equipe adulta do Inter será apresentada oficialmente no Museu do Internacional. No dia seguinte iniciam os treinamentos no campo da Esef/Ufrgs.
“Hoje abrimos uma janela fundamental e histórica para o nosso esporte. Essa procura gigantesca sô mostra o quanto o futebol feminino, mesmo com tão poucos incentivos, está em crescimento. Uma marca como o Inter virá alavanvar tudo isso”, valoriza a gerente de futebol feminino, Duda Luizelli.
E o diretor da modalidade, César Schunemann, complementa: “O futebol feminino voltou para ficar e ser autossustentável. É um espaço para a mulher colorada”. O clube hoje conta com 23 mil sócias. É o maior corpo de sócias mulheres entre os clubes brasileiros.
Neste ano a equipe feminina do Inter participará dos estaduais nas categorias Sub-15 e Sub-17 no primeiro semestre. Na segunda metade do ano, as meninas do Adulto disputam o estadual. O objetivo é conquistar as vagas para o Brasileiro na categoria principal e a Copa do Brasil Sub-15 e Sub-17.