O River Plate, clube tradicional da Argentina, nunca mais poderá participar da Brasil Ladies Cup. A decisão pela exclusão definitiva foi tomada pelo Comitê Organizador da competição em reunião realizada neste sábado (21). A entidade soltou uma nota oficial e essa definição ocorre após crime de racismo constatado no confronto entre Grêmio e a agremiação de Buenos Aires. O duelo entre as equipes valia pela última rodada da fase de grupos e estava empatada por 1 a 1 no momento dos acontecimentos.
- 4 derrotas marcam estreia do Brasil no tênis em cadeira de rodas
- Pinheiros anuncia volta de Grummy ao time de Polo Aquático
- Gui Santos tem atuação discreta em derrota do Warriors
- Com reta final espetacular, Vôlei Renata faz 3 a 0 no Suzano
- Felipe Fraquelli e Ana Roth são os campeões nacionais de ILCA 6
A atleta Candela Diaz, do River Plate, fez gesto imitando macaco supostamente em direção ao gandula. O ato provocou confusão generalizando, com as jogadoras argentinas indo para cima do gandula e das atletas do Grêmio. Com a confusão sob o controle, a equipe gremista decidiu se retirar de campo em protesto ao caso. A arbitragem expulsou seis atletas do River Plate e o jogo acabou devido ao número mínimo de atletas, classificando às gaúchas.
Nota Oficial da Brasil Ladies Cup
Em reunião neste sábado (21), o Comitê Organizador da Brasil Ladies Cup decidiu pela exclusão definitiva do River Plate-ARG de todas as edições futuras da competição. A organização reforça o posicionamento antirracista e reafirma que jamais irá tolerar casos dessa natureza.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Desde o ocorrido, estamos prestando todo o apoio jurídico aos envolvidos. Além disso, durante a final entre Bahia e Grêmio, neste domingo (22), às 16h, no Estádio do Canindé, teremos diversas ações para fortalecer a luta contra a discriminação racial.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Reiteramos o respeito pelo River Plate-ARG, instituição que participou das edições de 2021 e 2024, mas não iremos aceitar este tipo de episódio dentro do campeonato. A mesma medida será adotada com outros participantes em caso de ações similares, o que esperamos que não aconteça, já que é um tema que não tem espaço dentro da sociedade.