Quem ironia do destino! Na primeira edição do Prêmio Marta de gol mais do ano do The Best, da Fifa, a vencedora foi a jogadora homenageada pela premiação. Marta Silva, camisa 10 da seleção brasileira e seis vezes melhor jogadora do mundo, teve gol marcado em amistoso contra a Jamaica eleito o mais bonito de 2024.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
O lance foi bem típico do que conhecemos da nossa Rainha. Aos 45 do segundo tempo do jogo realizado na Arena de Pernambuco, em Junho, Marta dominou a bola após rebatida da zaga jamaicana. A camisa 10 conduziu até a entrada da área, driblou adversária e acertou um lindo chute cruzado no ângulo.
Gabi Portilho na seleção de 2024
Além de Marta, o futebol feminino brasileiro esteve representado em outras categorias da premiação. Na seleção ideal do Fifa The Best, a meio-campista Gabi Portilho marcou presença entre as 11 jogadoras. Portilho acumulou temporadas de sucessos no Corinthians e foi fundamental na campanha do Brasil no vice-campeonato olímpico em Paris-2024.
Arthur Elias é terceiro entre técnicos
Fora das quatro linhas, Arthur Elias esteve entre os indicados para o prêmio de melhor treinador do futebol feminino. O comandante assumiu a Seleção Feminina no ano passado e levou a equipe brasileira de volta a uma final olímpica, assim como vitórias históricas como diante da França e Espanha. Ele acabou em terceiro lugar, atrás do espanhol Jonatan Giraldez, segundo colocado, e da inglesa Emma Hayes, vencedora.
Vini Jr melhor do mundo e outras premiações
Entre outras categorias do The Best, o Brasil voltou a conquistar o prêmio de melhor jogador do mundo com Vinícius Júnior, do Real Madrid-ESP, quebrando um jejum de 17 anos. Thiago Maia, campeão olímpico com o Brasil em 2016, recebeu o Prêmio Fair Play, por seus esforços heroicos durante as enchentes que abalaram o Rio Grande do Sul em maio deste ano. Guilherme Gandra Moura foi o vencedor do Prêmio de Torcedor. O jovem torcedor do Vasco da Gama encantou o mundo com o seu carisma apesar de lidar com uma doença genética rara.