8 5
Siga o OTD

Futebol

Vic revela justificativa de Pia por falta de chances na seleção

Bola de Ouro em 2024, Vic Albuquerque contou porque Pia Sundhage não a convocava e sobre suas expectativas com Arthur Elias e a Copa do Mundo

Vic Albuquerque Brasil Seleção Brasileira
Vic Albuquerque passou a ser convocada para a seleção brasileira com Arthur Elias (Foto: Agência Com Z)

A polivalente Vic Albuquerque foi escolhida a melhor do Campeonato Brasileiro no Prêmio Bola de Prata ESPN Aposta Ganha. Versátil, a atleta do Corinthians tem atuado em alto nível nos últimos anos com a camisa do Corinthians e conquistou a Bola de Ouro em 2024. Além do destaque no título nacional, com gols feitos em todos os jogos eliminatórios, ela foi campeã da Libertadores. Mesmo com boas atuações, a camisa 17 das “Brabas” só passou a integrar a seleção brasileira no segundo semestre deste ano.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Vic Albuquerque só passou a fazer parte das convocadas pelo técnico Arthur Elias após os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Antes do treinador, a atleta não era nem lembrada pela antecessora Pia Sundhage. E ela revelou a justificativa dada pela ex-técnica sobre a falta de chances com a camisa do Brasil. “Seleção depende muito mais do treinador do que do atleta. Às vezes, o atleta está jogando muito bem, mas não se encaixa no perfil de jogo daquele treinador. Foi o caso da Pia comigo”, contou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

“A Pia conversou comigo durante esses anos que ficou no cargo e falou que gostava de atacantes com mais velocidade. Que o problema não era o jeito que eu jogava, mas a preferência dela. E eu respeito isso porque é uma questão ligada ao jeito que o treinador quer jogar”, acrescentou Vic Albuquerque após receber os prêmios. Ela ganhou a Bola de Prata como uma das melhores meio-campistas do Brasileiro e a Bola de Ouro como a craque da competição.

Maior desafio para Copa do Mundo

Ausente da seleção brasileira no ciclo dos Jogos Olímpicos de Paris-2024, Vic Albuquerque deseja fazer parte do elenco do Brasil nos quatro anos que culminarão com de Los Angeles-2028. Porém, antes da Olimpíada, o selecionado verde-amarelo terá pela frente uma Copa do Mundo de 2027 bastante especial. Isso porque a próxima edição do evento ocorrerá em solo brasileiro. A atleta se diz ‘mais tranquila’ por Arthur Elias ser o treinador e conhecê-la bem. Além disso, contou o que considera seu ‘maior desafio’.

“Essa seleção atual tem um treinador que me conhece muito. Ele foi meu técnico durante anos e sabe do meu potencial, de quando estou bem ou mal. Fico mais tranquila porque ele conhece meu trabalho e, se não me convocar, ele vai me explicar o motivo e me dar o caminho para que eu possa melhorar. A Copa está aí e meu maior desafio será cuidar do meu corpo para que eu esteja bem, apta para estar no radar da seleção e seja uma das escolhidas”, afirmou Vic Albuquerque.

“Quero continuar jogando em alto nível para que, pelo menos, eu esteja satisfeita com meu trabalho. Desta forma, a seleção seria a coroação do meu desempenho no clube. Se for para ser, eu vou dar meu melhor com a camisa da seleção”, completou a jogadora. Nascida em Brasília, Vic Albuquerque iniciou no futsal. Foi com 13 anos que ela começou a jogar futebol profissional no Minas, porém, foi no Corinthians que sua carreira cresceu de relevância com os 16 títulos com a camisa das “Brabas”.

Disputa com as mais jovens

Em 2027, ano que o Brasil será sede da Copa do Mundo, Vic Albuquerque estará com 29 anos. “A expectativa é muito alta. A gente sabe que a disputa é grande, pois são muitas atletas brasileiras que estão se destacando mundialmente. Acho que o principal é torcer para que a seleção brasileira vá bem nessa Copa porque é dentro da nossa casa. Sempre foi nosso sonho e, agora que a gente tem essa chance, a gente precisa aproveitar”, disse.

“Vou continuar trabalhando para que eu consiga estar presente. São muitas atletas jovens em grande evolução e, em 2027, estarei com 29 anos, portanto, tenho que cuidar muito do meu corpo para que possa disputar com essas atletas mais jovens. Estou muito feliz de estar nessa radar da seleção do Arthur Elias para disputar uma Copa do Mundo”, finalizou Vic Albuquerque, que foi peça fundamental na conquista do Brasileiro pelo Corinthians. Ela balançou as redes em todas as partidas do mata-mata.

Vic Albuquerque foi o principal destaque do Brasileiro no título. Em 20 partidas, a jogadora fez 13 gols e deu três assistências. Mas ela cresceu ainda mais no momento da decisão. Nos confrontos eliminatórios da competição nacional, a atleta conduziu o Corinthians marcando gols em todas as partidas. O auge de sua importância ainda estava por vir. Na final diante do São Paulo, ela anotou dois e foi crucial para o hexacampeonato do Timão. As “Brabas” venceram o Tricolor, fora de casa, por 3 a 1, e, em casa, por 2 a 0.

Mais em Futebol