O Palmeiras é o primeiro finalista da edição de 2024 da Copa do Brasil Sub-20 de futebol masculino. Após abrir ampla vantagem com a goleada de 5 a 1 no primeiro jogo, o Verdão viajou até a capital cearense e confirmou sua vaga na decisão com mais uma vitória, com dois gols marcados nos minutos finais. O atacante Giulio entrou durante a partida e balançou a rede duas vezes no triunfo dos visitantes diante do Ceará, por 2 a 0, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza-CE.
- Rio Grande do Sul e São Paulo levam títulos no TMB de Chapecó
- Ana Gomes garante única vitória dos brasileiros no Bahrein
- São Paulo recebe última etapa do Circuito BB Lab 2024
- Juliana Viana se diz ‘feliz e honrada’ com prêmio do COB
- Huertas brilha e coloca Tenerife nas oitavas de Champions
Trajetória da Copa do Brasil Sub-20
O jogo de ida, disputado no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André, influenciou na postura das equipes no segundo encontro e o Verdão entrou em campo administrando a vantagem conquistada. O adversário do Palmeiras na decisão da Copa do Brasil Sub-20 será decidido nesta quarta-feira (27), quando Bahia e São Paulo duelam em Feira de Santana, no Estádio Joia da Princesa, às 16h. Na primeira partida, o Tricolor Paulista venceu por 2 a 0.
Em sete confrontos realizados até o momento pela Copa do Brasil Sub-20, o Palmeiras soma com cinco vitórias, um empate e uma derrota, com 25 gols marcados e seis sofridos. Com cinco gols, o atacante Luighi é o artilheiro da equipe na competição. As Crias da Academia vão em busca do terceiro título do torneio. Em 2019, o time palestrino bateu o Cruzeiro na final. Já em 2022, o Verdão bateu o Flamengo na decisão, nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal.
Antes de eliminar o Ceará, o Palmeiras goleou o União ABC, do Mato Grosso do Sul: 12 a 0. Nas oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20, o Verdão despachou o Coritiba com vitória fora de casa, no Estádio Couto Pereira (3 a 2), e empate em casa, no Bruno José Daniel, em Santo André (1 a 1). Nas quartas, o alviverde precisou dos pênaltis para avançar. Vitória no Allianz Parque, por 2 a 0, e revés para o Cruzeiro como visitante pelo mesmo placar. Nas cobranças da marca da cal, o Palmeiras venceu por 4 a 2.
Gols no fim
O Palmeiras criou a primeira oportunidade com o meio-campista Patrick, que recebeu na intermediária e chutou para exigir defesa do goleiro Matheus. Em rápida ação de contra-ataque, o lateral direito Gilberto serviu o meia Riquelme Fillipi, que finalizou por cima da meta. Na sequência, Luighi foi acionado dentro da área e bateu para intervenção do goleiro do Ceará. Depois, foi a vez de do volante Allan encontrar o atacante Agner, que chutou forte e colocou o arqueiro para trabalhar de novo.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
No segundo tempo, Gilberto cobrou falta com perigo à direita da meta. Na sequência, o lateral esquerdo Sorriso bateu de esquerda e o volante Figueiredo desviou de cabeça rente à trave esquerda. Mais adiante, nos minutos finais, especificamente aos 41, Agner cobrou escanteio pela esquerda e encontrou Giulio, que testou firme no segundo pau e abriu o placar. Dois minutos depois, o mesmo Agner finalizou de fora da área, o goleiro defendeu, e Giulio mandou para a rede no rebote, ampliando o marcador: 2 a 0.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPIADA TODO DIA NO WHATSAPP
Nos acréscimos da segunda etapa, Patrick ainda desperdiçou uma penalidade. Durante a segunda etapa, o Ceará teve chances de sair na frente antes de sofrer os gols. Aos 14, Zé Neto apostou no chute e a bola bateu na trave do goleiro Deivid. No rebote, Kadu teve a chance e desperdiçou o que seria o primeiro gol do Vozão no jogo. Já aos 36, Guilherme acionou Maranhão, mas, no momento da conclusão ao gol, a bola desviou e foi para escanteio para os donos da casa.