Nesta segunda-feira (28), aconteceu mais uma entrega da Bola de Ouro, tradicional premiação dos melhores nomes do futebol mundial feita pela revista francesa France Football e, a partir desse ano, em parceria com a UEFA. O futebol feminino brasileiro teve três nomes na lista dos melhores de 2024 após a conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris: o técnico Arthur Elias e as jogadoras Gabi Portilho e Tarciane.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Comandante da seleção brasileira de futebol feminino, Arthur Elias foi um dos cinco finalistas do prêmio de melhor treinador de futebol feminino. O comandante do Brasil em Paris ficou em terceiro lugar na lista final. A vencedora do prêmio foi Emma Hayes, técnica da seleção feminina dos Estados Unidos que foi campeã em Paris, derrotando o Brasil por 1 a 0 na final.
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
- ‘Mundial de Clubes é muito importante’, afirma Gabi Guimarães
Na disputa pelo título de melhor jogadora do futebol feminino mundial, o Brasil teve duas atletas na lista final das 30 melhores do planeta. A zagueira Tarciane ficou em 23º lugar, enquanto a meia Gabi Portilho foi a 18ª colocada. Em mais uma temporada de domínio da equipe catalã, três jogadoras do Barcelona foram as mais votadas. Quem ficou com a Bola de Ouro foi a espanhola Aitana Bonmatí. A norueguesa Caroline Hansen ficou em segundo lugar, com a espanhola Salma Paralluelo fechando o pódio.
Vini Jr fica em segundo lugar
No masculino, apesar de uma expectativa alta para uma possível vitória brasileira pela primeira vez desde 2007, Vinícius Júnior ficou em segundo lugar na lista. Campeão Espanhol e da Champions League na última temporada pelo Real Madrid, o atacante brasileiro era considerado o favorito para o troféu. Mas quem levou a Bola de Ouro foi o meia Rodri, do Manchester City, campeão inglês e da Eurocopa em 2024 com a seleção da Espanha.