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Los Angeles 2028

Petrobrás vai ampliar investimento no ciclo para LA-2028

De olho no ciclo de Los Angeles-2028, empresa garante continuidade do Time Petrobrás e promete investir pesado no futebol feminino

TIME PETROBRÁS
Agência Petrobrás

Depois de uma redução grande de investimento, a Petrobrás ampliou 12 vezes o valor de patrocínio no esporte em 2024 e desembolsou cerca de R$ 50 milhões. A estatal apoiou 55 atletas, que trouxeram 21 medalhas de Paris-2024 entre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Além disso, a empresa investiu no futebol feminino paulista e em competições de automobilismo como Copa Truck, F4 Brasil e Rally dos Sertões. De olho no ciclo para Los Angeles-2028 e na Copa do Mundo de futebol feminino, que será disputada no Brasil em 2027, a promessa é de ampliar os recursos destinados aos patrocínios esportivos.

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“A Petrobrás tem um histórico gigante de patrocínio esportivo desde a fundação da empresa. Nosso primeiro patrocínio foi em 1954 foi nas Mil milhas de Jacarepaguá (prova de automobilismo). E, desde então, sempre apoiou o esporte brasileiro. Teve momentos um pouco maiores, um pouco menores, com diferentes estratégias, muito em função também do que a Petrobrás quer como empresa, como negócio. E aí agora então se enxergou essa oportunidade, esse momento da Petrobrás voltar a ter um investimento um pouco maior no esporte. Então a gente está começando uma retomada, reorganizando as atividades, dando uma arrumada na casa primeiro para depois começar a botar outros patrocínios na nossa carteira”, explica Vinícius Bastiani, gerente de patrocínios esportivos da empresa.

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Vinícius Bastiani fala em retomada porque a Petrobrás passou quatro anos praticamente sem investir no esporte. Em 2019, os valores de patrocínio esportivo da empresa chegavam a R$ 71 milhões, mas despenceram para R$ 5 milhões em 2020, caíram para R$ 1 milhão em 2021 e se estabilizaram em R$ 4 milhões em 2022 e 2023.

Time Petrobrás

Vinícius Bastiani, gerente de patrocínios esportivos da Petrobrás
Vinícius Bastiani, gerente de patrocínios esportivos da Petrobrás (Agência Petrobrás)

Em 2023, o único projeto de patrocínio da estatal era o Time Petrobrás, que tinha 45 atletas, 30 olímpicos e 15 paralímpicos. Em 2024, mais dez atletas passaram a também receber investimento e o projeto vai seguir em 2025 ainda em tamanho a ser determinado pela empresa.

“O Time Petrobras é um modelo que a gente tem há dez anos com patrocínios individuais a atletas e não a confederações, nem modalidades. A gente se adaptou muito bem a esse modelo, que fez muito sucesso. A gente vê muitas vantagens nisso pela diversidade que a gente consegue atingir ao invés de centrar fogo numa modalidade, numa confederação específica. Então, o Time Petrobrás vai seguir sim, ele vai ser renovado para o ano que vem. A gente ainda não tem uma decisão em quais bases vai ser, se vai ser maior ou menor, com qual intensidade, qual vai ser a configuração dele, mas certamente aí o Brasil pode contar com o time Petrobrás para o circuito de Los Angeles”, promete.

“Agora é o momento da gente ver como foi o resultado que a gente teve e a partir daí começar a pensar o que a gente vai fazer para o próximo ciclo. Pretendemos intensificar um pouco as (modalidades) que deram mais certo. Acho que seria um primeiro caminho, um caminho natural, e quando a gente tiver um
plano um pouco mais estruturado, acho que a gente pode conversar mais detalhes sobre isso”, despistou Vinícius Batiani sem querer revelar quais foram os atletas e os esportes que melhores resultados trouxeram para a Petrobrás.

Patrocínio ao skate

Petrobrás decidiu investir no skate para se aproximar do público mais jovem
Petrobrás decidiu investir no skate para se aproximar do público mais jovem (STU)

Além do aumento do investimento do Time Petrobrás, em 2024, a empresa voltou a apoiar modalidades do esportes a motor e inovou ao virar patrocinadora do STU, principal circuito brasileiro de skate. “Agregamos o STU para falar com o público do skate, com o público jovem. O skate é muito forte no Brasil. Mais de 80 milhões de brasileiros se declaram interessados no skate pelas pesquisas que a gente acompanha. Então, é um esporte que é muito popular no Brasil desde antes de ser um esporte olímpico.
Então, a gente enxergou em uma grande oportunidade da Petrobrás falar com um o público que é muito importante para a gente que é o público jovem, um público que ainda não tem a mesma relação afetiva com a Petrobrás que o público de 40, 50 anos tem”, explica Bastiani. Os primeiros a receber apoio da empresa foram Pedro Barros e Letícia Bufoni ainda no ciclo para Tóquio. E, agora, a estatal acrescentou no Time Augusto Akio, medalha de bronze em Paris-2024 e, recentemente, campeão mundial.

Desenvolvimento do futebol feminino

Petrobrás fechou parceria com a Federação Paulista com o intuito de ajudar a desenvolver o futebol feminino
Petrobrás fechou com a Federação Paulista com o intuito de ajudar a desenvolver o futebol feminino (João Loureiro / Ag. Paulistão)

Outra decisão tomada pela Petrobrás em 2024 foi apostar as fichas na aceleração do crescimento do futebol feminino no Brasil. A empresa se tornou patrocinadora da modalidade dentro da Federação Paulista de futebol com o intuito de promover competições e estimular a formação de novas jogadoras, a capacitação de profissionais e o empoderamento das mulheres através do esporte. “Estamos investindo muito no futebol feminino. A Petrobrás tomou a decisão de colocar o futebol feminino como sendo a nossa modalidade coletiva de referência”, explica Vinícius Bastiani. “Já temos um projeto rolando com a Federação Paulista de Futebol e temos outros já em negociação que pretendemos anunciar em breve. Talvez a Petrobrás seja a única ou uma das únicas que foca exclusivamente no feminino. Não estamos interessados no futebol masculino. A gente não procura isso”, garante.

Na Federação Paulista de futebol, a Petrobrás se tornou patrocinadora de todos os campeonatos femininos organizados pela entidade, ajudando a aumentar a premiação da competição, mas não para por aí. “A gente trabalha em três pilares. Um é para competição e para atletas. Uma segunda linha é o investimento em infraestrutura e desenvolvimento de competência para que a gente tenha realmente mais mulheres trabalhando no futebol com capacitação a nível mundial para que tenha um efeito duradouro no Brasil. E a terceira linha é de comunicação, no sentido um pouco mais amplo, para a promoção da modalidade, desenvolvimento de torcida e fomentar a presença no estádio para que a gente realmente consiga tornar o feminino independente do masculino, alcançando o patamar que a modalidade merece”, explica.

Investimento para desenvolvimento duradouro

Petrobrás aposta na capacitação para ter mais mulheres no futebol
Petrobrás aposta na capacitação para ter mais mulheres no futebol (Agência Petrobrás)

O caminho ainda é longo para que isso realmente aconteça. Nos últimos cinco anos, o futebol feminino evoluiu muito no Brasil, mas ainda há muita coisa para fazer e a Petrobrás quer dar a sua contribuição. “Entendemos que o futebol feminino precisa desse impulso, desse empurrãozinho para realmente conseguir seguir o seu caminho e realizar o potencial que ele tem no Brasil. Hoje em dia, ainda tem muito jogo em CT, tem muito jogo terça-feira, três da tarde. Isso, infelizmente ainda acontece muito. Então, a gente espera que com o impulso que a gente possa dar com o nosso patrocínio, a modalidade tenha mais visibilidade, tenha mais força, tenha mais peso na hora de disputar um calendário e que a gente realmente consiga promover condições melhores para o futebol feminino se desenvolver de maneira duradoura no Brasil”, completa Vinícius Bastiani.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

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