Em busca da glória continental! A partir desta quinta-feira (3), acontecerão as primeiras partidas da 16ª edição da Copa Libertadores Feminina de futebol. O Paraguai sediará a disputa nas cidades de Assunção, Luque e Ypané, com final marcada para ocorrer no dia 19 de outubro, no Estádio Defensores del Chaco. Corinthians, Ferroviária e Santos serão os representantes brasileiros, em evento com transmissão do SporTV e BandSports, na televisão, e CazéTV, Canal GOAT e YouTube do Meu Timão, no streaming.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
+ Tabela da Libertadores Feminina
Dominante na América do Sul, o Brasil venceu 12 das 15 edições já disputadas na Libertadores Feminina. O maior campeão é o Corinthians com quatro conquistas, seguido de São José-SP, com três, Ferroviária e Santos, ambos com dois, e Palmeiras, com um. Os únicos anos em que clubes do país não levaram a melhor foram em 2012, 2016 e 2018, quando o torneio foi vencido, respectivamente, por Colo-Colo (Chile), Sportivo Limpeño (Paraguai) e Atlético Huila (Colômbia).
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
- Pinheiros bate o Brusque e vence segunda seguida na Superliga
Participação brasileira em 2024
Atual campeão continental, o Corinthians chega na edição de 2024 como maior favorito ao título do campeonato. O clube alviverde está embalado pela recente conquista do Brasileiro Feminino, sobre o São Paulo, e pela classificação à semifinal no Paulista. Gabi Portilho, Tamires, Vic Albuquerque e companhia farão sua estreia na Libertadores nesta quinta-feira (3), às 18h30 (horário de Brasília), diante do Boca Juniors. A equipe argentina é a atual campeã nacional e conta com atletas com passagens pelo futebol brasileiro, como a lateral-esquerda Eliana Stábile (ex-Santos) e a volante Lorena Benítez (ex-Palmeiras).
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Enquanto o Timão está no grupo A, o Santos faz parte da chave B. Classificado para a competição por conta da terceira posição no Brasileiro do ano passado, o time do litoral paulista vive uma temporada muito complicada. Ele encerrou no 14º lugar na liga nacional e acabou rebaixado para a segunda divisão. Além disso, o Peixe foi apenas o sexto colocado no estadual e não avançou à semifinal. A estreia na Libertadores será na quinta (3), às 21h, contra as bolivianas do Always Ready.
Por fim, o terceiro representante do Brasil é a Ferroviária, integrante do grupo C. O clube do interior paulista faz um ano bastante consistente, tendo parado na semifinal do Brasileiro Feminino e recentemente ficado com a última vaga para a semi do Paulista. O time fará sua primeira partida somente na próxima sexta-feira (4), às 18h, contra o Dragonas IDV, do Equador.