A Federação Paulista de Futebol e a Prefeitura de São Paulo lançaram, nesta terça-feira (10), a segunda edição da Copinha Feminina, em evento realizado na Mercado Livre Arena Pacaembu. A competição Sub-20 ocorrerá na capital paulista entre os dias 28 de novembro e 15 de dezembro, com a participação de 20 clubes de oito estados diferentes. O torneio terá quatro times a mais do que em 2023, competição que o Flamengo se sagrou campeão.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
“É uma emoção estar aqui no Pacaembu. Ele tem uma áurea diferente, é um local onde se pratica tudo quanto é tipo de esporte possível e traz algumas emoções e lembranças. Faço uma referência às mulheres. Vamos estar sempre juntos para abrir portas, para que vocês possam jogar futebol como e onde quiser, pois vocês nos ensinam sempre. Vocês nos ensinaram que desistir é um verbo que o futebol feminino não pratica”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da FPF.
- Rebeca Andrade fará presença nos Jogos da Juventude
- Unifacisa bate São Paulo e volta a vencer no NBB
- Com golaço de Marta, Orlando Pride vira e está na final da NWSL
- Melina (MT) é campeão do Super Sevens feminino
- Beatriz Fiore e Felipe Doti levam a prata no WTT de Buenos Aires
Sedes e formato do torneio
O anúncio da segunda edição também contou com o sorteio dos cinco grupos. Estádio do Canindé, Nicolau Alayon, Rua Javari, Ibrachina Arena e Clube Recreativo CERET serão as sedes do campeonato. Os clubes cabeças de chave são, respectivamente, Corinthians, Santos, Palmeiras, Ferroviária e São Paulo.
“Estar aqui fazendo a história me deixa muito feliz. Agradecemos a Prefeitura de São Paulo por acreditar e nos ajudar a fazer uma competição desse porte na cidade e estamos ainda maiores, com mais participantes e isso mostra quanto o futebol feminino está evoluindo. É um resultado não só da FPF, mas dos clubes. Essa competição é de vocês porque vocês estão ofertando cada vez mais estrutura para que as meninas possam estar evoluindo”, disse Ana Lorena Marché, diretora de Futebol Feminino da FPF.
Os times se enfrentam dentro de cada grupo, avançando às quartas de final os líderes de cada chave e os três melhores segundos colocados. As quartas, semifinais e finais serão decididas em jogo único. Em todas as partidas haverá a distribuição do troféu Craque do Jogo, enquanto a grande decisão contará com o VAR.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Confira os grupos da 2ª edição da Copinha Feminina
Grupo A (Canindé)
Corinthians
Centro Olímpico
Cruzeiro-MG
Fortaleza-CE
Grupo B (Nicolau Alayon)
Santos
Fluminense-RJ
América-MG
Sport-PE
Grupo C (Rua Javari)
Palmeiras
Flamengo-RJ
Minas Brasília-DF
Botafogo-PB
Grupo D (Ibrachina Arena)
Ferroviária
Botafogo-RJ
Grêmio-RS
Vitória-BA
Grupo E (CERET)
São Paulo
Red Bull Bragantino
Internacional-RS
Vila Nova-GO
*Com informações da Federação Paulista de Futebol