O técnico Arthur Elias, a atacante Gabi Portilho e a zagueira Tarciane, medalhistas de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, foram indicadas para a Bola de Ouro no futebol feminino. A lista, com 30 atletas e seis treinadores, foi divulgada nesta quarta-feira (4). Arthur concorre ao título de Técnico do Ano, enquanto Gabi e Tarciane concorrem ao prêmio de melhor jogadora.
O prêmio Bola de Ouro é promovido pela revista France Football e a a cerimônia de anúncio dos vencedores será realizada no dia 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França.
“Me sinto muito orgulhoso pela indicação, que veio pelo trabalho coletivo de toda a Comissão Técnica. O trabalho do treinador é de tomar decisões importantes, mas é balizado em muito estudo, de muita dedicação, de evolução do nosso trabalho, de construção e de melhora junto com os profissionais que estão sempre comigo”, disse Arthur Elias, que está um ano à frente da seleção brasileira. No total foram 14 vitórias e 7 derrotas em 21 jogos. Além da medalha de prata olímpica, ele conquistou com o Brasil o vice-campeonato na Copa Ouro e terceiro lugar na SheBelieves Cup.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Timão
Os três indicados têm história no Corinthians, de longe o time mais vitorioso do Brasil no futebol feminino. Gabi Portilho, com 29 anos, defende atualmente as cores alvinegras e tem 153 jogos pelas Brabas do Timão. Chegou ao Parque São Jorge em 2020, Já levantou 13 títulos e marcou 29 gols. Antes, defendeu Avaí Kindermann, São José, Madrid, da Espanha, São José, Osasco e 3B da Amazônia.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Na seleção, joga desde as categorias de base com convocações no Sub-17 e Sub-20, além do time adulto. Tem 20 jogos com a camisa amarela e marcou três gols.
Tarciane defendia o Corinthians até o primeiro semestre de 2024, quando se transferiu para o Houston Dash, dos Estados Unidos na a maior transação do país na história. Antes de jogar no Timão, defendeu o Fluminense. Na seleção, assim como Gabi Portilho, jogou na Sub-17 e Sub-20. No time adulto, tem 13 jogos e um gol marcado.
Ambas foram comandadas por Arthur Elias no Corinthians. Ele treinou as Brabas entre 2018 e 2023, saindo apenas para assumir a seleção adulta.. No Timão, ele disputou 324 jogos desde a temporada 2016, venceu 256 partidas e conquistou 16 títulos.