A convocação da seleção brasileira de futebol feminino para os Jogos Olímpicos Paris-2024 já tem data definida. O técnico Arthur Elias divulgará as 18 jogadoras que representarão o Brasil na competição dez meses após o dia que foi anunciado como treinador e comunicou sua primeira lista. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou neste sábado (29) que o evento ocorrerá na próxima terça-feira (2), às 13h (horário de Brasília), no auditório da sede da entidade máxima da modalidade, no Rio de Janeiro.
- Superliga: Blumenau entra no top-5; Joinville vence e sai da zona
- Brasil bate o Uruguai e se aproxima da vaga à AmeriCup
- Palmeiras abre ampla vantagem na semi da Copa do Brasil sub-20
- Thaísa Daher se diz feliz após a despedida da seleção
- Guilherme Toldo disputa seu primeiro internacional após Paris
Além das 18 atletas, Arthur Elias informará também as quatro jogadoras suplentes. Antes do embarque ao país-sede dos Jogos Olímpicos, o elenco ficará concentrado na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), a partir do dia 4 de julho (quinta-feira). A delegação da seleção brasileira de futebol feminino viaja para Bordeaux, lugar que servirá como base, no dia 17 (quarta-feira). No período no cargo, o técnico fez seis convocações e chamou, no total, 52 atletas.
Quatro jogadores surgem como as principais favoritas a figurarem na lista final para os Jogos de Paris-2024. A zagueira Antônia, a lateral-esquerda Yasmin, a meio-campista Duda Sampaio e a atacante Gabi Portilho estiveram presentes nas seis convocações de Arthur Elias. Quem também têm grandes chances são as atletas que foram selecionadas em cinco das seis listas: Luciana (goleira), Rafaelle (zagueira), Tamires (lateral-esquerda), Bia Zaneratto, Adriana e Marta (atacantes).
Caminho do Brasil em Paris-2024
A seleção brasileira de futebol feminino está no Grupo C dos Jogos Olímpicos Paris-2024. O Brasil estreia na competição diante da Nigéria, no dia 25 de julho (quinta-feira), em Bordeaux, às 16h (horário de Brasília). Em seguida, o time comandado pelo técnico Arthur Elias enfrenta o Japão, no dia 28 (domingo), em Paris, às 12h (horário de Brasília). Finalizando a etapa de grupos, no dia 31 de julho (quarta-feira), o selecionado verde-amarelo volta a Bordeaux para duelar contra a Espanha, às 12h (horário de Brasília).
Além das seleções do grupo C, também disputam a Olimpíada na capital da França as donas da casa, Colômbia, Canadá e Nova Zelândia, na chave A, e Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Zâmbia, na chave B. O Brasil se classificou para Paris-2024 com a conquista do título da Copa América 2022, em Bucaramanga (COL). Na ocasião, a seleção brasileira venceu a Colômbia por 1 a 0, ganhando seu oitavo troféu da competição continental.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em abril, uma comitiva da seleção brasileira encerrou as inspeções para os Jogos de Paris-2024. O grupo começou as visitas em Nantes, um dos possíveis locais onde o Brasil jogará caso avance para as próximas etapas da competição. Em seguida, Cris Gambaré, coordenadora técnica de seleções femininas, o técnico Arthur Elias e a supervisora Amanda Storck estiveram no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, palco do jogo com o Japão. Por fim, visitaram o estádio de Bordeaux, em Bordeaux, local dos duelos com Nigéria e Espanha.
Formato de disputa
O torneio de futebol dos Jogos de Paris-2024 começa no dia 25 de julho e a decisão está marcada para 10 de agosto. Ao todo, serão 12 times, com 18 jogadoras por delegação. A competição acontecerá em sete cidades francesas: Paris, Saint-Étienne, Nantes, Nice, Bordeaux, Lyon e Marselha. Os dois melhores de cada grupo, além dos dois melhores terceiros, avançarão para a fase eliminatória. Em seguida, os times competirão nas quartas de final, semifinais, disputa pelo terceiro lugar e final.