8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Regional Nordeste de futebol começa com maratona de jogos

Oito partidas abrem o segundo torneio local de futebol de cegos da temporada; a competição na Paraíba vai até o próximo sábado (27)

O italiano Paul Iyobo é abraçado pelo chamador da Adesul, Geraldo, depois de marcar um de seus dois gols na vitória sobre a Apid (Foto: Renan Cacioli/ CBDV)
O italiano Paul Iyobo é abraçado pelo chamador da Adesul, Geraldo, depois de marcar um de seus dois gols na vitória sobre a Apid (Foto: Renan Cacioli/ CBDV)

O Regional Nordeste de futebol de cegos começou neste domingo (21), em João Pessoa-PB, com oito partidas disputadas ao longo de quase 12 horas na quadra do Ginásio Paradesportivo José Belarmino de Souza. Não faltaram gols e vitórias de algumas das equipes favoritas ao título, caso da Apace (Associação Paraibana de Cegos), atual bicampeã do evento, que construiu o maior placar da rodada inaugural: 3 a 0 sobre o ICCE-PI (Instituto dos Cegos Casa da Esperança), gols de Maicon, Jardiel e Jonatan Felipe, três atletas de Seleção Brasileira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Este é o segundo dos três torneios regionais da modalidade organizados pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) na temporada, depois do Sul-Sudeste, encerrado no último dia 13, em Canoas-RS. As competições são classificatórias para o Campeonato Brasileiro da Série B, agendado para setembro, em São Paulo. No caso do Nordeste, são 13 times de seis estados diferentes – Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí – que jogarão até o próximo sábado (27). A equipe mais bem colocada, exceto as que já fazem parte da Série A (Adesul, Apace, Apadevi e Escema), garante vaga na segunda divisão nacional.

Outros resultados

Deste quarteto, por sinal, o único que iniciou o Regional Nordeste sem vencer foi a Apadevi (Associação Paraibana dos Deficientes Visuais), que jogou duas vezes e saiu de quadra em ambas as ocasiões com placar inalterado: diante da AADIS-PB (Associação de Apoio à Deficiente e Inclusão) e da Ajece-BA (Associação Jequieense de Cegos). Já a Escema (Escola de Cegos do Maranhão), fez 1 a 0 na Adesul Sub-23, gol de Antônio Carlos. Por fim, a equipe adulta da Adesul-CE ganhou por 2 a 0 da Apid-PB (Associação Paraibana de Inclusão aos Deficientes). O italiano Paul Iyobo marcou os dois gols do confronto.

Além disso, o torneio conta com três grupos, sendo dois com quatro equipes e um com cinco. Todos jogam entre si nas chaves em turno único. Assim, classificam-se às quartas de final os oito melhores colocados no geral, independentemente do grupo a que pertençam.

*Com informações da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Paralimpíada Todo Dia