8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Maestro e Agafuc decidem o Sul-Sudeste de futebol de cegos

Com seus artilheiros em alta, Maestro e Agafuc se encontram na decisão do torneio pela terceira edição consecutiva

Maestro, Agafuc, futebol de cegos, regional sul-sudeste
Chamador André, do Maestro, corre sorrindo e abraçado a Jefinho após o segundo gol do time paranaense na semifinal desta sexta. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Final definida! O Campeonato Regional Sul-Sudeste de futebol de cegos conheceu, nesta sexta-feira, as duas equipes finalistas da competição. O primeiro time classificado foi o Agafuc, que venceu o Unicep por 3 a 0. Depois, foi a vez do Maestro vencer o INV por 2 a 0 e se classificar à grande final do torneio.

Assim, a grande final será decidida entre os dois goleadores da competição. A Agafuc-RS (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) conta com Nonato, autor de dois dos três gols da equipe na semifinal contra a Unicep (União de Cegos Dom Pedro II). Por outro lado, o Maestro tem o craque Jefinho, que marcou um dos dois gols do time diante do INV (Instituto Nova Visão). Atualmente, Jefinho lidera a artilharia do campeonato, com seis ao todo – um à frente de Nonato.

Companheiros na Seleção Brasileira, que disputará os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 em agosto, os dois goleadores protagonizarão terceiro encontro seguido valendo o título. Além disso, vale destacar que a Agafuc o único time ganhador do evento desde a sua criação, em 2018. Ao todo, são quatro campeonatos conquistados pela equipe: 2018, 2019, 2022 e 2023. Não houve edições nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia. Anteriormente, de 2011 a 2017, havia um torneio apenas para o Sul e outro somente no Sudeste. A unificação veio na temporada seguinte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

É amanhã!

A final entre Maestro e Agafuc está marcada para este sábado (13), às 9h30 da manhã. Mais cedo, às 8h30, Unicep e INV jogarão por um inédito bronze. Nenhuma das equipes foi ao pódio do Regional de futebol de cegos até hoje. Além disso, o time capixaba já garantiu outro feito importante nesta edição, que foi a classificação à Série B do Campeonato Brasileiro. Por fim, a outra vaga concedida pelo Regional Sul-Sudeste ficou com os paulistas do Insep (Instituto Socioesportivo Paratleta).

Paulista de 25 anos. Graduando em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia