8 5
Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Maestro e Agafuc decidem o Sul-Sudeste de futebol de cegos

Com seus artilheiros em alta, Maestro e Agafuc se encontram na decisão do torneio pela terceira edição consecutiva

Maestro, Agafuc, futebol de cegos, regional sul-sudeste
Chamador André, do Maestro, corre sorrindo e abraçado a Jefinho após o segundo gol do time paranaense na semifinal desta sexta. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV.

Final definida! O Campeonato Regional Sul-Sudeste de futebol de cegos conheceu, nesta sexta-feira, as duas equipes finalistas da competição. O primeiro time classificado foi o Agafuc, que venceu o Unicep por 3 a 0. Depois, foi a vez do Maestro vencer o INV por 2 a 0 e se classificar à grande final do torneio.

Assim, a grande final será decidida entre os dois goleadores da competição. A Agafuc-RS (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) conta com Nonato, autor de dois dos três gols da equipe na semifinal contra a Unicep (União de Cegos Dom Pedro II). Por outro lado, o Maestro tem o craque Jefinho, que marcou um dos dois gols do time diante do INV (Instituto Nova Visão). Atualmente, Jefinho lidera a artilharia do campeonato, com seis ao todo – um à frente de Nonato.

Companheiros na Seleção Brasileira, que disputará os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 em agosto, os dois goleadores protagonizarão terceiro encontro seguido valendo o título. Além disso, vale destacar que a Agafuc o único time ganhador do evento desde a sua criação, em 2018. Ao todo, são quatro campeonatos conquistados pela equipe: 2018, 2019, 2022 e 2023. Não houve edições nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia. Anteriormente, de 2011 a 2017, havia um torneio apenas para o Sul e outro somente no Sudeste. A unificação veio na temporada seguinte.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

É amanhã!

A final entre Maestro e Agafuc está marcada para este sábado (13), às 9h30 da manhã. Mais cedo, às 8h30, Unicep e INV jogarão por um inédito bronze. Nenhuma das equipes foi ao pódio do Regional de futebol de cegos até hoje. Além disso, o time capixaba já garantiu outro feito importante nesta edição, que foi a classificação à Série B do Campeonato Brasileiro. Por fim, a outra vaga concedida pelo Regional Sul-Sudeste ficou com os paulistas do Insep (Instituto Socioesportivo Paratleta).

Paulista em terras mineiras. Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais. Apaixonado por esportes.

Mais em Paralimpíada Todo Dia