8 5
Siga o OTD

Futebol

Brasil perde nos pênaltis para o Canadá na SheBelieves Cup

A equipe comandada pelo técnico Arthur Elias perdeu do Canadá, nos pênalti, por 4 a 2. No tempo normal, empate por 1 a 1, gol da zagueira Tarciane

Tarciane cobrando pênalti pelo Brasil
Zagueira Tarciane no momento da cobrança do pênalti que deu vantagem ao Brasil (Foto: Lívia Villas Boas/CBF)

O Brasil entrou em campo neste sábado (6) pela semifinal do tradicional torneio SheBelieves Cup, disputado nos Estados Unidos. A equipe comandada pelo técnico Arthur Elias perdeu do Canadá, nos pênalti, por 4 a 2. No tempo normal, empate por 1 a 1, gol marcado pela zagueira Tarciane. Essa é a nona edição da competição e, com a eliminação, a seleção brasileira encara o Japão na terça-feira (9). O selecionado japonês foi derrotado pelas donas da casa, por 2 a 1. Se vencer, iguala o resultado de 2023, porém, em caso de derrota, repete a posição de 2019.

Brasil em vantagem

As comandadas de Arthur Elias foram superiores no primeiro tempo, apesar de passarem por alguns sustos nas costas da defesa pela lado direito. No entanto, o Brasil chegou com perigo mais vezes e liderou em finalizações: 10 a 4. Aos 22 minutos do primeiro tempo, a zagueira Tarciane cobrou pênalti forte no meio do gol e abriu o placar. A penalidade foi sofrida pela atacante Ludmilla, que invadiu a área em velocidade pelo lado esquerdo e foi derrubada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Aos 37, a atacante Priscila recebeu na entrada da área pela ponta esquerda, driblou a defensora, entrou na área e tentou acertar o canto esquerdo da goleiro, porém, a bola foi para fora. Aos 42, Yaya finalizou fraco da entrada da área, sem dificuldade para Sheridan. O Brasil chegou com perigo pela última vez na etapa inicial aos 44, quando a atacante Gabi Portillo entrou na área em velocidade pela direita, mas demorou para tomar a decisão e escorregou.

Empate e vitória do Canadá

No início do segundo tempo, a meia Simi Awujo finalizou na trave, aos 10. O Brasil chegou pela primeira vez aos 15 quando a volante Ana Vitória chutou após receber de Gabi Portilho. Após bate e rebate, a lateral esquerda Yasmin ficou com a bola na pequena área, mas finalizou em cima da goleira. Aos 32, a defensora Vanessa Gilles aproveitou cobrança de falta pelo lado esquerdo e, dentro da pequena área, cabeceou antes da chegada da goleira Tainá e empatou.

Já nos acréscimos do segundo tempo, Yaya finalizou, porém, Sheridan defendeu com facilidade. Nos pênaltis, Marta e Antônia perderam, com a goleira defendendo a batida da camisa 10 e a defensora cobrando para fora. Apenas Cristiane e Tarciane converteram para o Brasil. A seleção brasileira iniciou com Tainá; Antônia, Tarciane e Thais; Gabi Portilho, Ana Vitória, Yaya e Yasmin; Jheniffer, Priscila e Ludmila. A goleira Lorena, as meio-campistas Angelina, Jaqueline e Marta, e a atacante Cristiane entraram.

Vitória de virada

Antes de Brasil e Canadá duelarem no Mercedez-Bens Stadium, em Atlanta, os Estados Unidos venceram o Japão, de virada. As japonesas abriram o placar no primeiro minuto de jogo com a atacante Kiko Seike. As donas da casa empataram ainda na etapa inicial com a meio-campista Jaedyn Shaw. Na reta final do segundo tempo, a camisa 10 e capitã Lindsey Horan, de pênalti, deu números finais ao confronto. As partidas finais acontecerão em Columbus: terceiro lugar às 17h, e a final será às 20h (sujeito a alterações).

Regulamento e história

O formato de disputa da SheBelieves Cup é inédito, diferente das oito edições anteriores. Até o ano passado, as quatro equipes participantes jogavam entre si em turno único e o campeão era aquele que somasse a maior quantidade de pontos. Em 2024, o torneio iniciou nas semifinais, com os vitoriosos duelando na decisão e os derrotados na briga pelo terceiro lugar. Sendo assim, cada time fará somente duas partidas.

O Brasil participa da SheBelieves Cup pela quarta vez e usa o campeonato como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Estados Unidos, Canadá e Japão também estarão na capital francesa e utilizarão o torneio para testar suas jogadoras antes do megaevento. Nas últimas três participações, a seleção brasileira foi quarta colocada em 2019, vice-campeã em 2021 e terceiro lugar em 2023. O selecionado estadunidense soma seis títulos, com Inglaterra e França ganhando uma vez cada.

Os Estados Unidos foram os campeões SheBelieves Cup em 2016, 2018, 2020, 2021, 2022 e 2023. A França levantou o troféu em 2017 e a Inglaterra subiu ao topo do pódio em 2019. O ano passado contou com a participação das mesmas seleções do atual. A atacante estadunidense Mallory Swanson marcou quatro gols durante o evento, o maior número anotado por qualquer jogadora em uma única edição, sendo eleita a MVP da competição.

Como o Brasil chega para a disputa?

Comandada por Arthur Elias, que iniciou seu trabalho logo após a Copa do Mundo Feminina do ano passado, o Brasil vem do vice-campeonato da Copa Ouro Concacaf, há menos de um mês. Na ocasião, a seleção perdeu para os Estados Unidos na final. Para a SheBelieves Cup, o treinador convocou as estrelas Marta e Cristiane, assim como as experientes Tamires e Ludmilla. Confira a convocação completa aqui.

Desde que Arthur Elias assumiu o comando da seleção brasileira, a Canarinho já enfrentou as três equipes que participarão da SheBelieves Cup: teve uma vitória e uma derrota contra o Canadá, uma vitória e uma derrota contra o Japão e uma derrota contra os Estados Unidos. Com exceção à partida com a seleção estadunidense, todos os outros duelos ocorreram em amistosos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Futebol