O Brasil estreou com vitória no Pré-Olímpico Sul-Americano de futebol da Conmebol. Nesta terça-feira (23), a equipe comandada por Ramon Menezes venceu a Bolívia por 1 a 0 no Estádio Brígido Iriarte, em Caracas, na Venezuela. O gol da vitória foi marcado pelo estreante Endrick, aos quatro minutos de partida.
+ Tabela do Pré-Olímpico Sul-Americano de futebol
+ Saiba mais sobre o Pré-Olímpico
Apesar de abrir o placar logo no início, o Brasil teve uma performance pouco criativa e chegou a tomar alguns sustos na reta final do jogo. O gol marcado por Endrick veio após um chutão da defesa em que o atacante do Palmeiras ganhou dos zagueiros bolivianos na velocidade e bateu rasteiro sem chances para o goleiro.
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
- Com atropelo após intervalo, União Corinthians vence Corinthians
- Sesi Franca derrota Vasco e segue na briga pelo G4 do NBB
Depois disso, a Canarinho não ameaçou muito mais o gol da Bolívia. Além disso, deixou os adversários com a bola em boa parte do primeiro tempo, que inclusive terminou com 60% de posse para os bolivianos. Na segunda etapa, Ramon apostou nas entradas de Maurício e Gabriel Pec, que surtiu efeito positivo nos primeiros minutos, mas não conseguiu ampliar a vantagem no marcador.
Campanhas no Pré-Olímpico
Atual bicampeão olímpico, o Brasil é um dos favoritos para conseguir a vaga para Paris-2024. A equipe vem da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, em novembro passado, e conta com uma forte equipe sub-23, comandada por Ramon Menezes. Entre os destaques, estão os atacantes Endrick, do Palmeiras, e John Kennedy, do Fluminense, o meio-campistas Andrey Santos, do Chelsea, e o goleiro Mycael, do Athletico Paranaense.
Há duas vagas em jogo para os Jogos Olímpicos de Paris-2024 através do Pré-Olímpico da Conmebol. A competição reúne dez equipes, que estão divididas em dois grupos de cinco. O Brasil está no grupo A, ao lado de Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela. Já o grupo B conta com Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Os dois primeiros de cada chave disputam o quadrangular final, que definirá os dois classificados.
Em busca do tri
O Brasil participa do futebol masculino em Jogos Olímpicos de forma consecutiva desde Pequim-2008. Apesar disso, disputou o Pré-Olímpico somente na última edição. Isto porque a equipe se classificou para os Jogos de 2008 e de 2012 através do Sul-Americano Sub-20 e para a Rio-2016 por ser o país-sede. Já para Tóquio-2020, a Canarinho disputou o torneio qualificatório e terminou em segundo lugar, indo para Tóquio. Tratando-se das Olimpíadas, o Brasil foi bronze em Pequim, prata em Londres e ouro no Rio e em Tóquio.