Na madrugada deste sábado (6), foi divulgado o falecimento do ex-jogador e ex-técnico Mário Jorge Lobo Zagallo, aos 92 anos. A informação foi comunicada pelo perfil oficial do alagoano nas redes sociais, por meio de uma nota de pesar.
Zagallo é o único na história que esteve presente em quatro títulos de Copa do Mundo. Ele atuou nas edições de 1958 e 1962 como jogador. Depois, foi treinador em 1970 e coordenador técnico da seleção brasileira na conquista do tetracampeonato, em 1994. Além disso, foi o técnico do Brasil nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996 na campanha que terminou com a medalha de bronze.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Na carreira de clubes como atleta, Zagallo passou por Flamengo, Botafogo e America-RJ. Ao todo, ele conquistou cinco Campeonatos Cariocas, duas Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo e dois Torneios Rio-São Paulo, além de 10 títulos internacionais. Por outro lado, no cargo de treinador, Mário venceu um Brasileiro, uma Copa dos Campeões e cinco Cariocas.
Campanha do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta-1996
Zagallo liderou o Brasil na conquista da terceira medalha do país no futebol na história das Olimpíadas. Isso ocorreu na edição de Atlanta-1996, nos Estados Unidos. A seleção iniciou sua trajetória perdendo para o Japão por 1 a 0. Logo depois, a equipe se recuperou e venceu a Hungria (3 a 1) e a Nigéria (1 a 0). Ronaldo (duas vezes), Bebeto e Juninho Paulista anotaram os gols brasileiros.
Com os triunfos, o Brasil avançou na liderança do grupo e se classificou para enfrentar Gana nas quartas de final. Contra os africanos, mais uma vitória do time verde-amarelo, agora pelo placar de 4 a 2, com tentos de Ronaldo (duas vezes), Bebeto e um gol contra. Na sequência, na semifinal, a seleção brasileira cruzou novamente com a Nigéria, mas foi eliminada pelo adversário. Após um empate em 3 a 3, o centroavante Nwankwo Kanu marcou no gol de ouro e deu a vaga na final aos nigerianos.
Dessa forma, com a derrota, os brasileiros avançaram para a disputa da medalha de bronze. Assim, o Brasil encarou Portugal e goleou o rival pelo placar de 5 a 0. Bebeto (três vezes), Flávio Conceição e Ronaldo balançaram às redes. Por fim, a Nigéria subiu no lugar mais alto do pódio, derrotando a Argentina na decisão por 3 a 2.
Confira a nota de pesar do falecimento de Zagallo na íntegra
“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.
Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.
Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”.