Depois de estrear com derrota contra o Irã, o Brasil conseguiu uma goleada em grande estilo na segunda rodada do Mundial sub-17 de futebol masculino. A Canarinho teve um alto volume de jogo e aplicou 9 a 0 na Nova Caledônia, depois de finalizar 81 vezes. Kauã Elias marcou três gols. A partida aconteceu na manhã desta terça-feira (14), em Jacarta, na Indonésia. O último compromisso da seleção na primeira fase será contra a Inglaterra, na sexta-feira (17), às 9h.
+ Tabela da Copa do Mundo sub-17 de futebol masculino
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Julia de Vos quebra recordes brasileiros nos 500m e 1000m
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
Foi um massacre do Brasil. Não só no placar, mas também nas estatísticas. Enfrentando a seleção da Nova Caledônia, que representa um território francês no sul do Oceano Pacífico, de pouco mais de 270 mil habitantes, a seleção brasileira foi dominante do início ao fim. Foram 81 finalizações brasileiras – sendo 23 no gol – contra cinco da adversária, 19 escanteios contra um, 524 passes contra 162.
Apesar de um começo com muitas chances criadas, o primeiro gol só saiu aos 28 minutos, com Rayan. Ainda no primeiro tempo, Estevão e Luighi Hanri ampliaram o marcador. Já na segunda etapa, Kauã Elias balançou as redes três vezes, Rayan guardou mais um e Vitor Nunes e João Cunha fecharam a conta. Estevão, atacante do Palmeiras de 16 anos, deu três assistências além de ter anotado um gol.
A Nova Caledônia já havia sofrido uma goleada na primeira rodada da competição, quando tomou 10 a 0 da Inglaterra. Naquela ocasião, os ingleses precisaram de bem menos finalizações para anotar seus dez gols: foram “apenas” 39, menos da metade do total feito pelo Brasil nesta terça-feira. Com as duas derrotas, a Nova Caledônia amarga a última colocação do grupo C e, assim, está virtualmente eliminada da competição.
Perto da próxima fase
Por outro lado, o Brasil aparece em segundo lugar da chave está muito perto de se classificar para o mata-mata. O Mundial sub-17 de futebol masculino conta com a participação de 24 equipes, divididas em seis grupos de quatro. Avançam de fase as duas primeiras colocadas de cada um, além das quatro melhores terceiras colocadas. O último duelo da seleção brasileira será contra a Inglaterra, na sexta-feira, às 9h (horário de Brasília).
Neste momento, Inglaterra e Irã também têm três pontos, mas ainda se enfrentarão nesta rodada. Os jogadores da seleção brasileira sub-17 de futebol masculino assistirão à partida para saber o que precisarão fazer para se classificar para as oitavas de final. Será essencial que o Brasil vença a Inglaterra na última rodada para se colocar em uma boa colocação. Ao mesmo tempo, a Canarinho também pode avançar mesmo se perder na sexta-feira, a depender dos outros resultados.