A seleção brasileira de futebol feminino disputará três amistosos diante do Japão e da Nicarágua durante a Data Fifa de novembro. Serão dois duelos contra o Japão, marcados para 30 de novembro e 3 de dezembro, na Neo Química Arena e ao Morumbi, na cidade de São Paulo (SP), e um contra a Nicarágua, em 6 de dezembro, na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
- Sporting, de Edy Oliveira, vence o PSG pela Champions League
Primeiro, o Brasil enfrentará o Japão em duas partidas marcadas para os dias 30 de novembro, às 15h15, na Neo Química Arena, e 3 de dezembro, às 11h, no Morumbi. A última vez que as seleções se encontraram foi na SheBelieves Cup, onde a Canarinho venceu a equipe nipônica por 1 a 0, com gol de Debinha, em fevereiro.
Em seguida, as comandadas por Arthur Elias vão até Araraquara encarar a Nicarágua, em 6 de dezembro, às 18h na Fonte Luminosa. Este será um duelo inédito na história do futebol feminino – a Nicarágua é comandada pelo técnico brasileiro Doriva Bueno.
“A expectativa é de a gente conseguir trazer a seleção mais próximo do nosso torcedor. Acho que isso sempre é muito importante, se tratando de seleção brasileira. Mas, acima de tudo, seguir nesse processo de evolução. O Japão é uma grande seleção em termos de organização ofensiva, que eu considero entre as duas ou três melhores do mundo. A Nicarágua também tem uma outra escola, um processo de renovação. O objetivo é dar uma oportunidade a jogadoras para a gente conseguir chegar mais próximo, a cada etapa, do grupo que vai para os Jogos Olímpicos”, avaliou Arthur Elias, técnico da seleção brasileira.
Os adversários
Atualmente, o Brasil é no colocado do ranking mundial da Fifa. O Japão aparece uma posição acima, em oitavo lugar, enquanto a Nicarágua está em 113º lugar. A seleção asiática caiu nas quartas de final na última Copa do Mundo e, desde então, não perdeu mais, vencendo dez partidas de forma consecutiva. Já a Nicarágua está com dois empates e duas derrotas nas Eliminatórias para a Copa Ouro de 2024, mas já eliminada do torneio.
Os amistosos servirão de preparação para o Brasil para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, para o qual a seleção já está classificada. O país obteve vaga depois de ter sido campeão da Copa América, no ano passado. A Seleção Feminina está com uma comissão técnica renovada, liderada por Arthur Elias. Em outubro, o Brasil enfrentou o Canadá em duas oportunidades, também em amistosos, vencendo uma partida e perdendo a outra.
Amistosos
30/11, às 15h15 – Brasil x Japão – Neo Química Arena, São Paulo (SP)
03/12, às 11h00 – Brasil x Japão – Morumbi, São Paulo (SP)
06/12, às 18h00 – Brasil x Nicarágua – Fonte Luminosa, Araraquara (SP)