8 5
Siga o OTD

Futebol

Ferroviária e Corinthians empatam sem gols no primeiro jogo da final

Em jogo sem grandes emoções, Ferroviária e Corinthians ficam no 0 a 0 no primeiro jogo da final do Brasileirão Feminino

Ferroviária e Corinthians em ação na final do Brasileirão de futebol feminino
(Foto: Staff Images/CBF)

Tudo igual na primeira partida da final do Brasileirão Feminino. Em um jogo sem grandes emoções, Ferroviária e Corinthians empataram por 0 a 0, em duelo disputado na Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), na tarde desta quinta-feira, feriado da Independência (7). As duas equipes voltam a se enfrentar no domingo (10), na Neo Química Arena, na capital paulista. Quem vencer, será o campeão brasileiro do futebol feminino de 2023.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

O jogo foi marcado pela falta de criatividade. Ferroviária e Corinthians não tiveram muitas oportunidades de gol, mas foi o Timão quem teve maior posse de bola e teve maior controle da partida, chegando mais vezes ao ataque. As Brabas chegaram a balançar as redes na segunda etapa, com Jheniffer, mas a arbitragem assinalou impedimento no início da jogada e anulou o gol. Na reta final, Diany ainda acertou a trave após cobrança de escanteio.

torcedores ferroviária brasileirão feminino
9.989 torcedores prestigiaram a final do futebol feminino (Foto: Staff Images/CBF)

Com o placar zerado, a decisão do Brasileirão Feminino está igualada. O segundo jogo da final ocorrerá no domingo (10), às 16h (horário de Brasília), na Neo Química Arena, com mando do Corinthians. Quem vencer, será o campeão. Em caso de novo empate, haverá penalidades. O Corinthians busca seu quinto título da competição, o quarto de forma consecutiva, enquanto a Ferroviária quer sua terceira taça.

Como foi o jogo

Mandante da partida, a Ferroviária começou o jogo com: Luciana, Moniquinha, Day Silva, Luana, Gessica e Barrinha; Suzane, Raquel e Mylena Carioca; Eudimilla e Laryh. Destaque da equipe, Aline Gomes ficou no banco. O Corinthians teve duas ausências sentidas para a primeira partida da final. Tarciane, suspensa, e Luana Bertolucci, machucada, não estiveram à disposição do técnico Arthur Elias. Assim, o Timão foi a campo com Lelê, Katiuscia, Yasmim, Mariza e Isabela; Duda Sampaio, Vic Albuquerque e Tamires; Jaqueline, Gabi Portilho e Jheniffer.

Goleira Luciana Ferroviária
Goleira Luciana impediu o gol corintiano na primeira etapa (Foto: Staff Images/CBF)

O primeiro tempo foi bem truncado. O Corinthians manteve uma postura ofensiva na maior parte do tempo e foi quem chegou mais perto do gol. Aos 9 minutos, Gabi Portilho recebeu lançamento dentro da área e finalizou de primeira, mandando a bola para fora. Aos 26, o Timão chegou com perigo em finalização de fora da área de Vic Albuquerque. A goleira Luciana fez boa defesa. Enquanto isso, a Ferroviária tentou investidas em velocidade no contra-ataque, mas não conseguiu oferecer perigo ao gol de Lelê. Dessa forma, o primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0.

Segundo tempo

A segunda etapa começou sem alterações nas duas equipes. O Corinthians voltou dos vestiários melhor e manteve-se a maior parte do tempo no campo das Guerreiras Grenás. Entretanto, não conseguiu criar oportunidades claras de gol. Buscando mudar a tônica do jogo, a técnica Jéssica de Lima promoveu a entrada de Aline Gomes no lugar de Suzane, e de Nicoly no lugar de Gessica, mas pouco adiantou.

O Corinthians seguiu com as rédeas do jogo e a Ferroviária pouco saiu da defesa. Aos 30 minutos, o Timão chegou a abrir o placar com Jheniffer, que empurrou para o gol após cruzamento de Jaqueline, mas a arbitragem assinalou impedimento no início da jogada. Sete minutos mais tarde, Diany acertou a trave após cobrança de escanteio rasteira de Yasmim. Depois, não houve mais grandes chances e o placar ficou zerado no primeiro jogo da final do Brasileirão de futebol feminino.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Futebol