Em alta! O Brasil ganhou uma posição no ranking mundial de futebol feminino e, agora, aparece em oitavo lugar na lista divulgada pela Fifa nesta sexta-feira (09). Foi a última atualização da classificação antes da Copa do Mundo Feminina, que acontecerá a partir de 20 de julho, na Austrália e Nova Zelândia. Os Estados Unidos seguem na liderança do ranking.
- De volta após nove anos, Tour do Rio começa nesta sexta-feira
- Sesi Bauru derruba invencibilidade do Fluminense na Superliga
- Brasil faz 78 pontos, vence o Peru e segue 100% no Sul-Americano
- Britto e Zormann vão às semis de duplas em Guayaquil
- Palmeiras larga na frente nas quartas da Copa do Brasil Sub-20
O vice-campeonato da Finalíssima Feminina, após perder nos pênaltis para Inglaterra, e a vitória fora de casa contra a Alemanha em amistoso preparatório, fizeram com que o Brasil ganhasse 22,31 pontos no ranking mundial desde que ele havia sido atualizado pela última vez, em março. Com isso, o país acumulou 1.995,3 e ultrapassou a Holanda, que soma 1.980,47 pontos, ficando em oitavo lugar.
Esta é a melhor posição do Brasil após um ano e meio. A última vez que o país havia ficado no top-8 do ranking de futebol feminino foi em dezembro de 2021, quando atingiu a sétima colocação. Vale destacar que a seleção brasileira chegou a ser vice-líder da classificação em março de 2009, meses após a medalha de prata obtida nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
EUA soberano
Na atualização divulgada nesta sexta-feira, os Estados Unidos seguem na liderança do ranking pelo oitavo ano consecutivo. O país, atual bicampeão mundial, tem 2.090,03 pontos acumulados, quase 30 a mais do que a Alemanha, vice-líder com 2.061,56 pontos. A Suécia completa o top-3, com 2.049,71, enquanto Inglaterra, França, Espanha e Canadá aparecem na sequência.
Por fim, vale destacar que esta foi a última atualização feita pela Fifa antes do início da Copa do Mundo Feminina, que acontecerá entre 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia. Em busca de um título inédito, o Brasil está no grupo F da competição, junto a França (5ª), Jamaica (43ª) e Panamá (52ª).