A CBF oficializou nesta sexta-feira (14) a candidatura do Brasil a país-sede da Copa do Mundo feminina de futebol em 2027. Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade, assinou o documento enviado à FIFA, que iniciou no último mês de março o processo de apresentação de candidaturas.
“A CBF acabou de oficializar a candidatura do Brasil para receber a Copa do Mundo feminina. Com todo o equipamento esportivo e de infraestrutura que dispomos, acreditamos que vamos fazer um belo Mundial”, afirmou Ednaldo Rodrigues. “Receber a Copa do Mundo faz parte do nosso projeto de crescer cada vez mais o futebol feminino pelo país, que é um dos pilares da minha gestão”, acrescentou.
+ Bia Haddad vence e Brasil empata com Alemanha na Copa BJK
+ Corinthians vence em casa e sobe na tabela do Brasileiro Sub-20
+ Duda Alexandre se classifica para final na Copa do Mundo
+ Raiza Goulão vence prova no primeiro dia da CIMTB Araxá
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
No fim de março, em evento realizado em Brasília, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, declarou o apoio do Governo Federal à candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo Feminina. Ademais, na ocasião, a Taça da Copa do Mundo de 2023 na Austrália e Nova Zelândia era apresentada no Palácio da Alvorada.
“Será um evento extraordinário. Motivador da construção de uma consciência política junto ao povo brasileiro para que entendam a participação da mulher efetivamente em todos os cantos em que puderem e quiserem participar. Onde elas quiserem, do jeito que elas quiserem”, assim disse o Presidente Lula.
O processo
Desde de março que a FIFA iniciou o processo de apresentação dos países candidatos para sediar da Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027. Os candidatos têm até o próximo dia 19 de maio para oficializar sua intenção de receber o evento.
O processo agora conta com novidades para a seleção da país-sede. Uma auditoria independente para monitorar a lisura do processo, assim como uma força-tarefa para avaliar as propostas apresentadas. Além disso, uma “final” entre as candidaturas mais bem avaliadas.
Dessa forma, em maio do ano que vem, a FIFA deve selecionar os três melhores projetos para participar de votação no congresso da entidade. Assim, a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 deve ser anunciada no dia 17 de maio.
*Com informações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)