8 5
Siga o OTD

Futebol

Debinha vê seleção “madura” e fala em ajustes antes do Mundial

Debinha vê seleção feminina em constante evolução desde a chegada de Pia Sundhage e indica ajustes na SheBelieves

Debinha pela Seleção Feminina de futebol (Thais Magalhães-CBF)
(Foto: Thais Magalhães/CBF)

A atacante Debinha concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (13), em Orlando, nos Estados Unidos, onde a seleção brasileira de futebol feminino se prepara para a disputa do Torneio SheBelieves. A jogadora se mostrou contente com o bom momento de sua carreira, elogiou o trabalho feito por Pia Sundhage e indicou uma equipe “madura”, mas com ajustes a serem feitos antes da disputa da Copa do Mundo.

+ Seleção feminina começa a se apresentar nos Estados Unidos

“Quando a Pia assumiu a seleção, precisava de tempo e paciência. Para se construir um time vencedor, é com o tempo. Vimos a diferença que deu em um ciclo de quatro anos e hoje nos vemos uma equipe muito mais experiente e madura. Isso vai nos ajudar muito neste Mundial, principalmente com a mescla da juventude com a experiência”, disse Debinha sobre o trabalho feito pela sueca, indicada ao Prêmio The Best de melhor treinadora de 2022.

Pia Sundhage Debinha Torneio SheBelieves
Pia comanda primeiro treino brasileiro em Orlando (Foto: Thais Magalhães/CBF)

E a atacante tem propriedade para falar sobre a mudança da seleção brasileira depois da chegada de Pia Sundhage, no final de 2019. Isto pois nenhuma jogadora da equipe marcou mais gols do que Debinha. Antes de Pia, a camisa 9 havia anotado 29 gols com a Canarinho. Depois, já balançou as redes 28 vezes – é a artilheira da era Pia. Segundo Debinha, a treinadora lhe deu muita confiança. “Ela me deu confiança e sempre vem me dando oportunidade”, analisou a jogadora.

Foco no Mundial

Debinha teve um grande ano de 2022 junto à seleção brasileira. A nova jogadora do Kansas City Current liderou a equipe que faturou o heptacampeonato da Copa América, de maneira invicta e sem sofrer gols. Com a conquista, o Brasil garantiu classificação para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos Paris-2024. Suas grandes atuações lhe renderam um lugar no top-14 do Prêmio The Best de melhor jogadora de 2022.

Pela seleção, o foco de Debinha já é no Mundial, que acontecerá entre 20 de julho e 20 de agosto deste ano, na Austrália e Nova Zelândia. O primeiro passo de preparação para a equipe é no Torneio SheBelieves, evento preparatório que acontecerá entre 16 e 22 de fevereiro, nos Estados Unidos. Por lá, o Brasil vai enfrentar o Canadá, o Japão e as donas da casa – todas equipes top-11 do mundo.

Debinha Suécia x Brasil amistoso de futebol feminino KC Current Seleção prêmio fifa the best pia sundhage
Debinha comemora gol (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

“É muito importante para nós estar disputando este torneio. Vamos jogar contra três seleções que estão sempre brigando por medalhas. São escolas diferentes, então vamos ver o nível que a seleção se encontra para que possamos aprimorar alguns detalhes. A seleção está bem e mudou muito dos últimos anos para cá. Que possamos dar continuidade para esse trabalho, fazer uma boa campanha neste torneio e chegar bem no Mundial”, avaliou Debinha.

Rainha de volta

Entre a lista de convocadas para o torneio, a novidade é Marta, jogadora do Orlando Pride. A craque, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo, não joga desde o primeiro semestre de 2022, por conta de uma lesão. Recuperada, ela inicia a preparação para mais uma Copa do Mundo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK 

“A presença da Marta aqui é muito bom. Sabemos que a referência que ela é. É muito importante ter ela não só dentro de campo, mas fora também. A liderança que ela traz aqui dentro é fundamental para nossa seleção. Estamos felizes com a alegria que ela traz, motivando e empolgando todo mundo”, falou Debinha.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Futebol