A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e a Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) anunciaram mudanças para as próximas edições de seus torneios continentais, nesta sexta-feira (27). Entre alguns pontos, destaque para a presença da seleção brasileira feminina na Copa Ouro Concacaf de 2024, que acontecerá nos Estados Unidos.
+ Rafaela Silva leva a prata no Grand Prix de Portugal de judô
A Copa Ouro é o torneio continental organizado pela Concacaf, semelhante à Copa América, da Conmebol. Na competição central-norte-caribenha, participam 12 seleções. As entidades anunciaram que a edição de 2024 reunirá oito equipes da Concacaf e quatro da Conmebol. Enquanto apenas os Estados Unidos está garantido do lado norte-caribenho, Brasil, Argentina, Paraguai e Colômbia já estão definidos como representantes sul-americanos.
Esta será a segunda vez que o Brasil participará da Copa Ouro Feminina. A primeira foi em 2000, em edição organizada também nos Estados Unidos. Naquela ocasião, o Brasil foi vice-campeão, perdendo para a seleção anfitriã. Além da equipe verde-amarela, a China participou como convidada – terminou em terceiro na ocasião.
Participar da Copa Ouro é mais uma oportunidade do Brasil enfrentar as principais equipes do mundo em uma competição oficial. Isto pois as atuais campeãs mundial e olímpica são da América do Norte. Os Estados Unidos, que lideram o ranking mundial, venceram a Copa do Mundo de 2019, enquanto o Canadá, sexto do ranking, foi ouro em Tóquio-2020.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Além da mudança na Copa Ouro Feminina, Concacaf e Conmebol também anunciaram novidades para a Copa América Masculina de 2024. Dessa forma, ficou decidido que a competição também acontecerá nos Estados Unidos, reunindo as dez seleções da Conmebol e seis da Concacaf.