8 5
Siga o OTD

Futebol

Ituano bate o Inter e iguala sua melhor campanha na Copinha

Ituano bate o Internacional nos pênaltis e vai às quartas da Copinha, igualando sua melhor campanha na competição

Matheus Maia Ituano Internacional Copinha
Matheus Maia, autor do segundo gol do Ituano (Foto: Miguel Schincariol)

O Ituano está nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023! O Galo derrotou o Internacional nos pênaltis, nesta terça-feira (17), em Santana de Parnaíba, e igualou sua melhor campanha na história da competição. O placar do jogo no tempo normal foi 2 a 2, com muita emoção. Erik e Matheus Maia fizeram os gols paulistas ainda no primeiro tempo, Lipe descontou na segunda etapa e Enzo empatou nos acréscimos. Na próxima fase, o Ituano enfrentará o América-MG.

+ Tabela da Copa São Paulo de Juniores

Este já é o melhor resultado do Ituano na história da Copinha. A equipe do interior de São Paulo também chegou nas quartas de final em 2016, quando perdeu para o Corinthians, que viria a ser vice-campeão daquela edição. Em 2023, porém, a campanha do Ituano é bem mais consistente se comparado àquele ano: o Galo está invicto na competição, após seis jogos na competição.

Ituano Copinha Internacional
Aluisio deu duas assistências contra o Inter (Foto: Miguel Schincariol)

A sexta partida invicta do Ituano veio com emoção. A vitória parecia encaminhada, após gols de Erik e Matheus Maia no primeiro tempo. Lipe descontou já na metade final da segunda etapa, mas o time paulista se defendeu bem e estava sofrendo pouco. Até que, aos 46, numa jogada despretensiosa, o goleiro Wesley soltou a bola que estava em sua mão e Enzo empurrou para o gol. A decisão foi para os pênaltis e, por lá, Wesley se redimiu e defendeu a cobrança que deu a classificação ao Galo.

Na próxima fase, o Ituano terá o América-MG pela frente. Ambas as equipes estão invictas na competição, mas o Coelho acumula seis vitórias seguidas – a equipe de Itu passou pelas penalidades máximas duas vezes nesta Copinha. O duelo está previsto para acontecer na quinta-feira (19). Quem vencer, pegará Santos ou Fortaleza na semifinal.

Como foi o jogo

A partida foi bem agitada. Logo no começo do primeiro tempo, as duas equipes criaram boas oportunidades e tiveram chances de abrir o marcador. O Internacional teve maior domínio na etapa inicial e obrigou o goleiro Wesley a fazer boas intervenções. No entanto, foi o Ituano quem saiu na frente. Aos 18 minutos, Aluisio alçou bola na área e o zagueiro Erik cabeceou forte para marcar. Em uma jogada muito semelhante, aos 41, Aluisio cruzou e Matheus Maia marcou.

Segundo tempo

Precisando do resultado, o Internacional voltou com bastante intensidade para o segundo tempo. A equipe se lançou para o ataque e criou boas jogadas, mas pecou nas finalizações. Enquanto isto, o Ituano optou por se defender e pouco saiu. Depois de tanto tentar, o gol colorado saiu aos 23 minutos. Em passe errado de Madison na saída de bola, Lipe recebeu um presente, invadiu a área e descontou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Depois do gol, o Ituano equilibrou as ações do jogo e o Internacional teve dificuldade para criar. O Galo, inclusive, teve contra-ataques perigosos e desperdiçou chances para matar o jogo. Foi somente a partir dos acréscimos que o Inter voltou a aumentar a intensidade e pressionou em busca do gol. E ele saiu aos 46 minutos, em uma jogada que parecia despretensiosa. O goleiro Wesley soltou a bola que estava encaixada e ela caiu no pé de Enzo, que empurrou para o gol.

Éder Ituano Copinha
Éder, autor do último gol de pênalti ituano (Foto: Miguel Schincariol)

Assim, o jogo ficou empatado em 2 a 2 e a decisão foi para os pênaltis. Por lá, cada time fez seus quatro primeiros gols com cobranças quase perfeitas. Na quinta batida, Eder fez para o Ituano e Bastian parou nas mãos de Wesley, que fez a defesa. Dessa forma, o Ituano venceu por 5 a 4 e se classificou na Copa São Paulo.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Futebol