Nesta quinta-feira (29), o mundo esportivo perdeu um gigante. Pelé, o Atleta do Século e Rei do Futebol, faleceu em São Paulo aos 82 anos. O maior jogador de futebol de todos os tempos recebeu diversas homenagens de outras feras do esporte nacional e internacional.
Paulo Wanderley, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), lamenta a perda do maior atleta de todos os tempos. “Pelé sempre foi e sempre será um ídolo máximo do esporte brasileiro, uma inspiração para todos os atletas. O legado que ele deixou por todos esses anos transcende gerações e modalidades. Além de ser um gênio com a bola nos pés, Pelé sempre foi um grande entusiasta do esporte olímpico. Temos que agradecê-lo e reverenciá-lo por tudo que ele fez pelo Brasil. É uma perda irreparável”, disse.
Já o Comitê Paralímpico do Brasil (CPB), lembrou do apoio do Rei no época do início do Comitê, quando Pelé era Ministro do Esporte. A entidade postou uma foto dele comemorando uma medalha com Ádria dos Santos na Paralimpíada de Atlanta-1996.
Nova ministra do Esporte relembra Pelé
Pelé foi o primeiro ministro do Esporte do Brasil, nomeado em 1995 pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. No mesmo dia da morte do Rei, a medalhista olímpica Ana Moser foi anunciada para retomar o posto, após a pasta ficar quatro anos sem status de Ministério. “Em meio a tristeza, fica a admiração e o respeito pelo atleta do século, o rei do futebol e pelo cidadão que deu sua contribuição para a sociedade, que representou a qualidade e a força do povo brasileiro”, disse a futura ministra.
E pelo cidadão que deu sua contribuição para a sociedade, que representou a qualidade e a força do povo brasileiro. Edson Arantes do Nascimento partiu, Pelé é eterno e continuará alegrando as novas gerações com seus gols!
— Ana Moser (@anabmoser) December 29, 2022
Rainhas saúdam o Rei
O Rei recebeu mensagens de carinho de duas Rainhas do esporte. Hortência postou uma foto de seu casamento, que teve Pelé como padrinho, e escreveu: “Sabemos que um dia todos nós iremos, mas os nossos ídolos não. Eles são eternos e vc Pelé estará sempre na nossa lembrança”. Já a craque Marta postou: “Meu Rei, Nosso Rei…! Muito Obrigada!!! Você mostrou, ou melhor, ensinou com arte e maestria, ao mundo, o poder, único, e de escala global, de fomento, mobilização e engajamento do nosso tão amado esporte! Pelo seus pés, fomos e continuaremos sendo abençoados pela sua Arte! Te amo, Rei!”.
Já Oscar Schmidt declarou que o futebol não será mais o mesmo. “Algumas pessoas personificam um esporte e quando elas vão embora, parte desse esporte vai junto com elas”, postou o maior cestinha da história.
O atual camisa 10 da seleção brasileira, Neymar, relembrou da importância do número no futebol após Pelé. “Antes de Pelé, 10 era apenas um número”, disse o atacante do Brasil na última Copa.
Repercussão internacional
A passagem de um grande ídolo mundial repercutiu em todos os continentes. Tomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), lamentou a morte do Rei Pelé. “O mundo perde um grande ídolo do esporte”.
Nossos sentimentos aos familiares, amigos e à comunidade futebolística mundial – Thomas Bach, Presidente do COI.
— IOC MEDIA (@iocmedia) December 29, 2022
– Thomas Bach, Presidente do COI /2
Craques do futebol também homenagearam o ídolo. Dentre eles, nomes como Messi, Cristiano Ronaldo, Mbappé, Megan Rapinoe, Iniesta, Javier Zanetti. Gigantes de outros esportes também prestaram homenagens como o velocista Usain Bolt, os tenistas Rafael Nadal, Roger Federer e Billie Jean King, o judoca Teddy Rinner e a ginasta Nadia Comaneci.
A Sporting Legend.
— Usain St. Leo Bolt (@usainbolt) December 29, 2022
Rest in Peace King Pele 🕊️ pic.twitter.com/AmehPBOR30
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Il était un immense champion, une légende du Sport, une source d’inspiration pour tant de générations 👑 Reposez en paix Roi 🙏🏾🕊️ pic.twitter.com/EPXNj2OT7H
— Teddy Riner (@teddyriner) December 29, 2022
Pelé, who won a record 3 World Cups, & was a true ambassador of the beautiful game has died.
— Billie Jean King (@BillieJeanKing) December 29, 2022
Much of sports is entertainment for fans & Pele's athleticism & skill made him globally known.
I had the honor of spending time w/him. He was joyful & had that something special. https://t.co/NxYLcDH5L2
@Pele RIP🙏❤️ pic.twitter.com/ZYmGhWCqI9
— Nadia Comaneci (@nadiacomaneci10) December 30, 2022