O Palmeiras conquistou o título de campeão Brasileiro Sub-20 de futebol masculino pela segunda vez na história. O placar da final contra o arquirrival Corinthians foi 1 a 0, com gol da jovem promessa Endrick, de apenas 16 anos, neste domingo (25) na Neo Química Arena, em São Paulo. Além de repetir feito de 2018, o Verdão impede o rival de sentir o gostinho de levantar essa taça pela primeira vez desde que o campeonato passou a ser organizado pela CBF, em 2015. Vale lembrar que o Palmeiras conquistou no início do ano o inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
No caminho até a taça de campeão, o Alviverde foi o segundo colocado do Grupo A na fase de classificação com seis vitórias e três derrotas. Somou 18 pontos e só ficou atrás dos 20 do Flamengo, o melhor de toda primeira etapa do campeonato. Além dos cariocas, enfrentou na chave o América-MG, São Paulo, Atlético-MG, Botafogo, Cruzeiro, Ceará, Fortaleza e Bahia. Nas quartas de final, passou pelo Vasco nos penais após um 1 a 0 para cada lado. Nas semifinais, o Verdão passo por cima do Athletico em casa, fez 5 a 2, e depois cozinhou um 1 a 1 em Curitiba. O campeão termina o Brasileiro Sub-20 nove vitórias, um empate e quatro derrotas.
+ Com Endrick, seleção sub-17 é convocada para treinamentos
Duas traves
A decisão, pela primeira vez, foi em jogo único e ocorreu na casa do Corinthians por ter melhor campanha em toda a competição. Apesar disso, o Palmeiras foi melhor no primeiro tempo, mas o Corinthians também levou perigo. Logo de cara, ainda nos primeiros segundos, Endrick escapou pela esquerda, invadiu a área e quase abriu o marcador. Aos nove foi Jhon Jhon que tentou pela esquerda, mas acabou desarmado. A primeira chegada do Timão ocorreu aos 14min e foi a melhor chance do jogo até então. Kayke mandou um canhão de direita e carimbou a trave do quase xará Kaique, goleiro verde.
🏆 UMA MÁQUINA DE TÍTULOS! 🏆
— SE Palmeiras (@Palmeiras) September 25, 2022
DEPOIS DE CONQUISTAREM A COPINHA, AS CRIAS DA ACADEMIA VENCERAM O DERBY FORA DE CASA E CARIMBARAM O BICAMPEONATO BRASILEIRO SUB-20! É TUDO NOSSO, MOLECADA! 🔥#AvantiPalestra #CriasDaAcademia pic.twitter.com/cSf6mWCPsM
Na segunda metade da etapa inicial, o Palmeiras aumentou a posse de bola e tentou achar espaços, mas o Timão, bem fechado, não dava brechas. Os visitantes só chegaram mesmo uma vez, aos 42min, após uma falta levantada da direita. A bola ficou pererecando na pequena área do Corinthians, chegou a beijar o poste direito, até a zaga afastar o perigo.
Endrick no cantinho
O segundo tempo começou com o Palmeiras novamente melhor e chegando novamente com Endrick, pela mesma esquerda, ainda nos primeiros segundos de jogo. Ele foi ao chão, chegou a pedir pênalti, mas o juiz mandou o jogo seguir com correção. O Verdão voltou a se impôr no toque de bola, forçando o Corinthians a se fechar atrás. O gol saiu aos 18min em uma jogada que parecia despretensiosa. Endrick avançou pelo meio e bateu cruzado, de fora da área, colocando no cantinho esquerdo de Kauã.
A CRIA É EMBAÇADA, TÁ? 💪
— SE Palmeiras (@Palmeiras) September 25, 2022
O GOL DO TÍTULO PELOS PÉS DE ENDRICK! 🏆🏆✅#AvantiPalestra#CriasDaAcademiapic.twitter.com/fAeHrpVbCR
‘A lá Corinthians’ anulado
Após sofrer o gol, o Corinthians tentou sair, mas o Palmeiras avançou a marcação e não deu muito espaço para a armação de jogadas. Tudo parecia controlado pelos visitantes, mas aos 33min Ian resolveu dar uma voadora em Matheus Araújo e foi expulso. Com um a mais, o Timão foi para cima e pressionou o arquirrival até o fim, mas o Palmeiras conseguiu se segurar até soltar o grito de campeão do Brasileiro Sub-20. O Timão chegou a empatar no maior estilo “Corinthians aos 47min, com Biro empurrando para as redes, mas o juiz corajosamente, e acertadamente, anulou marcando impedimento.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK