O futebol de base do Brasil não teve folga em momento algum nesse ano de 2017. São esses os jogadores que formarão o elenco do Brasil em Tóquio 2020. Alguns times impressionaram no cenário nacional enquanto a Seleção Brasileira teve altos e baixos em cada categoria.
Nas categorias de base da Seleção Brasileira, o ano foi cheio. Por se tratar de um ano ímpar, quando Conmebol e FIFA organizam suas competições de base, foram quatro competições oficiais disputadas. Em território nacional, as competições anuais agitaram 2017, revelando potenciais estrelas do futebol.
Sub-20
O ano começou de maneira desastrosa para a categoria sub-20. Em janeiro e fevereiro, a Seleção Sub-20 ficou com o quinto lugar do Sul-Americano do Equador e não conseguiu vaga para o Mundial da Coreia do Sul. Para esta competição, foram utilizados jogadores nascidos em 1997 e 1998.
Meses depois, o Brasil disputou o Torneio de Toulon, tradicional competição internacional sub-20. A Seleção optou por enviar uma equipe formada por meninos de 18 anos, nascidos em 1999 e não foi muito bem, para já começar o planejamento da Sub-20 para 2019.
No maior torneio do país em termos de clubes, a Copa São Paulo, o Corinthians chegou em sua 10ª conquista e levantou o caneco por mais uma vez. O Cruzeiro fez ótima campanha no Brasileiro e levantou a taça, ao empatar com o Coritiba e vencer nos pênaltis. Uma Supercopa foi disputada entre o Cruzeiro e o Atlético-MG, no Independência e quem se deu melhor foi o Cruzeiro, nos pênaltis também.
Sub-17
Grande 2017 para essa categoria do Brasil. Embora muitos desses jogadores ainda não tenham idade madura, demonstraram futebol de gente grande nas competições internacionais.
A Sub-17, por sua vez, conquistou o Sul-Americano Sub-17 do Chile e ainda ficou com o terceiro lugar no Mundial da Índia, perdendo na semi-final para a Inglaterra. O fenômeno da categoria, Vinícius Jr., já vendido para o Real Madrid recusou o convite para disputar o campeonato. Nesta categoria, foram disputados 23 jogos em 2017, com 18 vitórias, três empates e duas derrotas. Ao todo, foram convocados 57 jogadores durante o ano.
Em território nacional, o Palmeiras consagrou o ano incrível dessa categoria e bateu o Corinthians em clássico na final, sagrando-se campeão da Copa do Brasil sub-17. Foram mais de 120 gols para os meninos do sub-17 do Verdão em 2017/
Sub-15
Naturalmente, quem teve mais jogadores chamados no ano foi a Sub-15, a equipe mais jovem da Seleção. Foram chamados 73 jogadores em nove convocações, seja para treinos ou para a disputa do Sul-Americano e do Nike Friendlies.
A categoria ficou em segundo lugar na competição continental, perdendo a final de virada para os rivais da Argentina. Além da ótima campanha na Argentina, a equipe levantou o troféu do torneio amistoso, confirmado uma boa safra que vem por aí.